Analise
Vale a pena? Review de Mobile Suit Gundam: Cucuruz Doan Island.
terça-feira, 19 de julho de 2022 às 21:54

Próximos Episódios
Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Série

Outubro de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie IV - Gekitou ni Sakebu Ai
Filme

22 de Julho de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie V - Shisen wo Koete
Filme

5 de Agosto de 2022

Parceiros
Sobre o Autor: EXIA

Fã desde 2011 Conheçeu Gundam atraves de revistas especializadas em animes, sendo o primeiro Gundam que assistiria seria Gundam SEED.



E ai pessoal! Aqui e o Exia em mais uma review. Desta vez, nosso objeto de análise será nada mais nada menos que o filme mais falado do momento na franquia Gundam. Falaremos hoje sobre Mobile Suit Gundam: Cucuruz Doan Island, estão prontos?

Antes de mais nada, devo já deixar claro aqui, geralmente para esse tipo de análise eu trago comparações entre as duas versões da mesma história, uma vez que, o filme e uma versão refeita do então episódio 15 da série Mobile Suit Gundam, que poucos conhecem ou lembram. Mas com estamos falando de um episódio de anime da década de 70 (1979 pra ser mais exato) não me parece justo comparar animação por exemplo, então para efeitos de comparação, tratarei aqui assuntos relacionados apenas a mudanças na história, personagens, e tudo o que não pode ser afetado com o passar do tempo ok? Então vamos lá.

Um pouco sobre o filme

O anúncio do filme foi feito durante o evento Dai 2-kai Gundam Conference realizado em setembro do ano passado. Sendo o diretor responsável pelo filme Yoshikazu Yasuhiko, conhecido por também dirigir os filmes de Mobile Suit Gundam: The Origin baseados em seu manga de mesmo nome.

A esquerda, temos o grande diretor Yoshikazu Yasuhiko, responsável por grandes sucessos no mundo dos animes.

Em seu anúncio, ele foi descrito como uma releitura do 15º episódio do anime original citado acima, o próprio episódio não foi exibido em alguns países fora do Japão, e também não fez parte dos filmes que recapitulam a seria de TV, sendo alguns desses motivos sendo trazidos a tona em uma de suas últimas entrevistas. O filme teve a sua estreia no Japão no dia 3 de Junho e contou com uma grande aprovação do publico em geral, arrecadando até o momento, mais de 300 milhões de ienes em seu primeiro final de semana, e ate 15 de junho, 700 milhões foram arrecadados em suas exibições, tornando ele um grande sucesso nos cinemas.

Historia do filme x anime

Tanto a historia do filme quanto o do anime original seguem a mesma premissa, tendo desdobramentos diferentes entre eles, a medida que se segue na historia. A trama gira e torno da ilha Alegranza, que fica mais a nordeste do arquipélago das Canárias, lá o grupo da White Base se depara com uma ameaça que não estavam esperando. Na ilha ate então deserta, eles se encontram com Cucuruz Doan, um soldado de Zeon que desertou e resolveu cuidar de crianças órfãs da guerra, e vitimas das suas próprias atrocidades. Aqui temos uma mudança bem interessante e coerente na versão do filme. Enquanto no anime original Amuro acaba se encontrando com Doan durante um simples treinamento de acoplagem do Core Fighter e as partes do Gundam, no filme eles são enviados para uma missão de eliminar um sabotador que se encontra na ilha, e que já teria destruído duas unidades GM’s, fato esse que no anime não e mostrado, apenas e visto os pilotos quase mortos, que Amuro encontra. Isso e bastante coerente para a historia, uma vez que a Federação está preparando o seu ataque a Odessa, eles precisam se livrar de supostas ameaças que podem atrasar os planos da investida.

PERSONAGENS

Falando um pouco sobre os personagens e suas mudanças, temos o próprio Cucuruz Doan, que no filme demostra uma empatia muito melhor trabalhada do que na série. Sempre demostrando uma preocupação real com Amuro e com as crianças que ele cuida, e contrastando com o anime, ele não parece ser de fato uma pessoa tão amável, e só estária preocupado com a sobrevivência de si mesmo enquanto foge de seus perseguidores de Zeon.

Apesar da aparência, sua personalidade está muito melhor trabalhada no novo filme.

As crianças também foram um ponto de mudança na história, no anime até mesmo por falta de verba talvez, o número de crianças era reduzido as famosas três crianças, e que no filme viraram incríveis 20 crianças, um pouco demais? Talvez, mas não para uma guerra. Cada criança com um nome e uma personalidade diferente traz a sensação de que, realmente Cucuruz está fazendo algo bom, enquanto que no anime, as crianças sequer tem um nome. Apenas Rolland tem seu nome dito no anime, e que por sinal, teve seu nome alterado no filme, para Cara.

E falando em alterações de personagem, aqui temos uma que não ficou bem clara para a maioria. No filme o nosso grande piloto Ryu José e substituído pelo tenente Sleegar, alteração essa que não me entra na cabeça. Ryu de fato não é qualquer personagem, uma vez que ele foi responsável por proteger a White Base na batalha final contra Hamon Crowley alguns episódios adiante. Outra alteração que já foi vista em outro filme foi a troca do Guntank de Hayato para um modelo de Guncannon, como já foi visto nos filmes de recapitulação da série de TV.

Decisão estranha em substituir um personagem importante por outro, que só apareceria 16 episodios depois.

A esquerda temos o Guncannon de Hayato, enquanto que a direita temos o MS clássico de Kai.

Amuro por sua vez não teve alterações significativas, ele ainda é o garoto que está deslocado no meio de uma guerra, sem pai e mãe presentes, e tendo que lidar com uma montanha-russa de emoções sozinho. Seu lado racional no filme e muito mais presente que no anime, bem como a sua interação com os demais personagens também e muito bem trabalhada.

Animação

Como foi falado logo no início da Review, pouco falarei sobre a animação filme vs anime, uma vez que é praticamente injusto comparar os dois. Mas o que pode ser dito e que, o nível de detalhes apresentados no filme são absurdos. Os Mobile Suits e suas movimentações estão impecáveis, apesar de apresentar um nível animação em CGI que desagradou a algumas pessoas, a meu ver ele não só se encaixou muito bem com o estilo, como também aproveita e muito o que o estúdio tem a oferecer em qualidade de animação, o que não se tinha na época.

Trilha sonora

As trilhas que compõem a série vem da mente de Hattori Takayuki, que também fez as músicas de Mobile Suit Gundam: The Origin. No geral seu trabalho e bem interessante, trazendo diversas trilhas para cada momento do filme, então, não seria exagero dizer que a cada momento de transição de cena, a música seja trocada junto, Já que o filme em si possui mais de 40 faixas de músicas. Apersar disso, nenhuma chega a ultrapassar mais de quatro minutos, o que na minha opinião seria o único ponto negativo neste tópico, já que quando a música parece que vai ficar mais interessante ela acaba. A trilha sonora você consegue ouvir de forma oficial no Spotify.

Conclusão

No geral, Mobile Suit Gundam: Cucuruz Doan's Island e um ótimo filme em todos os quesitos, mas pode decepicionar um pouco os fãs do robô gigante mais famoso do Japão, pois nesse filme ele passa de protagonista para coadjuvante. O mesmo acontece com Amuro, que apesar de ser o piloto mais famoso do mundo de Gundam aqui e tratado como apenas mais uma criança da qual Cucuruz tem que cuidar, mas sempre demostrando cautela, afinal, ele e o piloto do demônio branco da Federação. Um destaque para a frase final de Amuro para Doan continua sendo bastante forte para o momento, tanto no anime como no filme, um verdadeiro show a parte. Como ponto final, ASSISTAM! Não vão se arrepender!

Pontos positivos

  • Ótima animação
  • Historia refeita de uma forma a se aproveitar os acontecimentos seguintes
  • Ótimas cenas de combate
  • Cucuruz Doan agora faz sentido!

Pontos negativos

  • Musicas acabam sendo rasas demais
  • Por que tiraram o Ryu do filme?
  • Guntank e feio mas tem o seu valor, e ai Bandai!?

E é isso pessoal! O que vocês acharam do filme? Deixem ai nos comentários e conversem com a gente nas redes sociais sobre o filme, ate a próxima!

Redes Sociais