Curiosidades
Pontos Lagrange
sábado, 11 de novembro de 2017 às 13:03

Próximos Episódios
Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Série

Outubro de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie IV - Gekitou ni Sakebu Ai
Filme

22 de Julho de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie V - Shisen wo Koete
Filme

5 de Agosto de 2022

Parceiros
Sobre o Autor: EXIA

Fã desde 2011 Conheçeu Gundam atraves de revistas especializadas em animes, sendo o primeiro Gundam que assistiria seria Gundam SEED.



Fala pessoal! Trazendo mais um post aqui pra vocês mais desta vez e um post um tanto que informativo, sobre os Pontos Lagrange, que muitos devem estar por fora, mais os pontos Lagrange existem de verdade e a muito tempo, vamos aprender um pouco sobre ele?

Os Pontos de Lagrange foram definidos pelo matemático italiano Joseph-Louis de Lagrange quando descobriu a existência de pontos especiais próximos de um sistema orbital de dois corpos massivos. Estes ocorrem porque as forças gravitacionais das massas cancelam a aceleração centrípeta. As posições que marcam esses locais de intersecção gravitacional são cinco.

Dos cinco pontos de Lagrange, três são sempre instáveis e dois podem ser estáveis. Os pontos de Lagrange instáveis denominam-se: L1, L2 e L3. Estão situados ao longo de uma linha conectando os centros de gravidade das duas massas.

Os pontos que podem ser estáveis (dependendo da relação entre as massas dos dois corpos principais) denominam-se: L4 e L5. Formam o ápice de dois triângulos equiláteros, que têm as massas dos astros grandes em seus vértices de base. A letra “L” que define os locais é usada em homenagem ao físico.

  • L1

No sistema Sol-Terra o ponto L1 é propício para a utilização de satélites artificiais de observação solar. A visão do astro neste local é ininterrupta. Atualmente é onde se encontra em órbita a sonda de observação solar SOHO, e está a 1,502 milhão de quilômetros da Terra, bem longe não?

  • L2

O ponto L2 está localizado na parte exterior da órbita terrestre ao longo da recta que une a Terra e o Sol. Neste ponto está instalado desde 2001 o satélite de WMAP e está também prevista a instalação do Telescópio Espacial James Webb que substituirá o Telescópio Espacial Hubble, este ponto está localizado a 1,492 milhão de quilômetros longe da Terra. Sabe-se que os pontos de L1 e L2 são instáveis e que é necessário ajustar a escala orbital a cada 23 dias aproximadamente, até se atingir novamente um ponto de equilíbrio.

  • L3

O ponto L3 também se encontra ao longo da mesma recta que liga L1-L2, mas numa posição simétrica oposta ao centro das massas. A NASA não encontrou, ainda, uma funcionalidade para o ponto L3. O Sol estará sempre entre este ponto e um observador localizado na Terra, impedindo a sua visualização direta o ponto L3 esta a 150 milhões de quilômetros da Terra.

  • L4 e L5

Os pontos L4 e L5 situam-se sobre a órbita terrestre em posições simétricas em relação à Terra. As direções de ambos os pontos formam ângulos de 60° com a recta que une os dois corpos principais.

Dependendo da relação entre as massas dos dois corpos, estes pontos podem ser estáveis ou instáveis. Eles são estáveis para os sistemas gravitacionais Sol-Terra, Sol-Júpiter e Terra-Lua. Por fim vou deixar um pequeno vídeo sobre os Pontos Lagrange e como eles se movimentam no espaço, queria ter encontrado um vídeo explicativo em Português mais infelizmente não encontrei então vai esse aqui mesmo

Isso foi m pequeno resumo do que seriam os pontos Lagrange, aonde orbitam as “Sides” em Gundam, gostaram? Não se esqueçam de deixar os seus comentários e opiniões sobre o post e sobre a nossa página para que possamos sempre crescer!

Artigo via - http://www.astronoo.com/pt/artigos/pontos-de-lagrange.html

Redes Sociais