Universal Century
HATHAWAY FLASH - TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
terça-feira, 14 de abril de 2020 às 16:12

Próximos Episódios
Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Série

Outubro de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie IV - Gekitou ni Sakebu Ai
Filme

22 de Julho de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie V - Shisen wo Koete
Filme

5 de Agosto de 2022

Parceiros
Sobre o Autor: Jefeston

Admirador desta maravilhosa franquia deste que a conheceu na revista Herói Gold nº26, isto ainda em 1996. Tem como cronologia preferida a Universal century, montador de gunpla enrolado e tradutor de mangas gundâmicos.



ATENÇÃO, antes de iniciar a leitura, tenha ciência que os eventos a seguir se iniciam em UC 105, então se importa-se com spoilers, é melhor parar por aqui. Também é recomendável que tenha visto ao menos o filme Char’s Counterattack para uma melhor compreensão.


Ano 100 da Era Universal Century

O governo da Federação da Terra declarou o fim do conflito junto com a revogação da autonomia da República de Zeon. As guerras com as colônias, iniciada na chamada “Guerra de Um Ano” em U.C. 0079, e se estendendo ao longo dos anos pelos remanescentes de Zeon, cessaram após a Segunda Guerra Neo Zeon. Isso deixou um vazio em termos de oposição ao governo da Federação. Mas a Federação da Terra, tendo consolidado seu sistema de governo na esfera terrestre, cresceu proporcionalmente corrupta. O senso de privilégio dos membros do governo aumentou, e eles começaram uma caçada agressiva aos possíveis residentes ilegais na Terra.

Ano 105 da Era Universal Century

Os Spacenoids não vivem tempos de esperança, algo que acabou se tornando inevitável com a passar da história humana. Para derrubar o sistema corrupto da Federação da Terra, uma sociedade secreta criada por Quack Salver conhecida como Mufti inicia ações de resistência. O nome da pessoa no comando deste grupo era Mufti Naveyu Erin, nome que significa Profeta da Justiça. Esta pessoa era na verdade Hathaway Noa, o garoto que mesmo que de forma atrapalhada, "lutou" durante a Rebelião de Char.

Assim se inicia a história de Mobile Suit Gundam: Hathaway's Flash, como são intitulados os três livros escritos por Yoshiyuki Tomino. Publicados entre Fevereiro de 1989 a Abril de 1990, note que até esta data o que tínhamos de mais avançado na linha temporal, era o filme Char's Counterattack, que tem seus eventos em U.C. 0093. Então hoje, entre estas duas histórias, Char's Counterattack e Hathaway's Flash, nós já temos Unicorn e Narrative. Pode ser ou não, que alterações sejam realizadas no enredo original adaptado para o filme, a primeira evidente é o título, que não leva o "Flash", sendo apenas Mobile Suit Gundam Hathaway. Sendo uma trilogia, podemos ter um título diferente para cada. Falando em trilogia, rolou uma dúvida em grande parte dos fãs, a de que teria sido um erro na tradução do anúncio no evento de 40 anos da franquia, onde os filmes foram anunciados, já que depois disto, não tivemos mais nada oficial realçando esta informação. Graças a nossa parceira Gundam Girl que mora no Japão, e com o auxílio de seu maridão que acompanharam o evento especial voltado apenas para o filme que aconteceu no fim de Março passado, pode-se afirmar que durante o evento, não é falado em trilogia, mas em vários momentos eles citam este filme como sendo "a primeira parte". Voltando ao enredo, mais dúvidas seriam em relação aos livros que recentemente foram adaptados para o manga, Beltorchika Children, que é a versão desejada por Tomino para o filme Char's Counterattack. Yoshiyuki Tomino teria escrito Hathaway's Flash como uma sequência direta de Beltorchika Children, mas são pequenas diferenças não sendo tão relevantes para criar empecilho, ou impedindo que o novo filme seja tido como sequência do filme Char's Counterattack. O que reforça isto são as duas prévias, que sempre exibem antes partes do filme CCA e ainda dizendo que Hathaway é uma sequência direta do mesmo. Uma das diferenças muito discutidas é que no livro Beltorchika Children, Hathaway acaba matando meio que por acidente a sua paixonite Quess, e não a Chan como vemos no filme CCA. O fato dele não ter matado diretamente sua amada, gerou dúvidas se fato teria impacto psicológico suficiente que o levasse a se tornar o frio terrorista de Hathaway Flash.


O Cenário do Atual Conflito

A Mufti é a organização terrorista que vem assassinando membros do governo da Federação do intuito de pressioná-los a mudar a forma como tratam o povo das colônias. A história dá início num transporte de luxo a caminho da Terra, lotado do alto escalão da Federação e mais Hathaway e Gigi Andalucia. É neste transporte que as habilidades de Hathaway acabam chamando a atenção do Coronel Kenneth e da Gigi, até então desconhecidos um para com o outro. Os atritos entre a Federação e Mufti acabam ocorrendo todos na Terra, situados principalmente nas Filipinas e Austrália. Pode mudar, mas é quase certeza que os eventos de Unicorn e Narrative não tenham relevância ou que nem sejam abordados aqui. Essencialmente por dois motivos, primeiro pelo fato de que os dois eventos foram abafados pela Federação, o segundo fica evidente caso tenham entendido o real motivo para o qual Narrative foi criado.


Personagens

Hathaway Noa, nome terrorista, Mufti Naveyu Erin - Líder da organização terrorista Mufti e filho do famoso Bright Noa. Após os acontecimentos do filme Char’s Counterattack, Hathaway se forma em botânica e, como pesquisador, acaba adquirindo privilégios, um deles é o livre acesso entre o espaço e a Terra. Se beneficia disto para tramar e executar seus atos contra a Federação. Mantém sua identidade como líder terrorista tão bem que só é descoberto após ser capturado quando sua unidade é inutilizada nos combates finais. Se mostra um homem extremamente convincente com terceiros, muito habilidoso no combate físico e como piloto de mobile suit. É o piloto da unidade RX-105 Ξ Gundam.

Coronel Kenneth Sleg - Iniciou a carreira na Federação como piloto de mobile suit, lutou nas linhas de frente durante o segundo conflito de Neo Zeon. Após o conflito de Char’s Counterattack, passou a trabalhar no desenvolvimento de novos mobile suits na Força Espacial da Federação. Em resposta às ações radicais anti-Federação Mufti, foi transferido para a Base da Força Aérea de Davao nas Filipinas, para substituir o antes comandante Kimberly Heyman. Sua tarefa agora seria exterminar a organização terrorista Mufti. Mostra-se um homem justo, obstinado a cumprir suas tarefas mas não cego as irregularidades executadas pelos políticos da Federação. Passa a alimentar uma amizade por Hathaway desde que o conhece no transporte a caminho da Terra e interesses amorosos por Gigi. Kenneth teve seu visual alterado para o filme, talvez por termos “loirões” demais na franquia.

Gigi Andalucia - Uma linda mulher que encanta os homens e desperta a inveja das mulheres. Ninguém sabe ao certo de quem se trata exatamente, sua origem, ou o por que dela estar num transporte de luxo com a nata da Federação. Extremamente perspicaz, demonstra em momentos um alto poder precognitivo onde em momentos consegue alertar Kenneth e Hathaway de futuros perigos.

Coronel Bright Noa - Residindo na colônia Londenion ainda com Mirai como sua esposa, acaba sendo transferido para assumir o lugar de Kenneth logo depois que este consegue capturar o líder da organização terrorista Mufti. Agora segue um grande spoiler, sim, um enorme spoiler, estou avisando, é grande mesmo, vai querer continuar lendo? É por sua conta então: Assim que assume o comando da Base de Davao, Bright se encarrega de coordenar a execução do líder da Mufti capturado, isto sem saber da sua verdadeira identidade.

Tenente Lane Aime - Jovem piloto da Federação que apesar de pouca experiência em combate, recebeu o comando da unidade RX-104FF Penelope. É um bom piloto, mas se mostra emocionalmente instável em muitos momentos.


Mobile Suits - O que realmente mais interessa pra geral, mas aqui o Tomino não foi generoso, o enredo original dispõe de apenas quatro novas unidades, sendo que uma nos foi apresentada em Unicorn. O mais legal é que se você curte máquinas parrudas, as daqui alcançaram o ápice da franquia. Gustav Karl e Messer que são unidades padrão, estão na estatura de Sazabi e Nu Gundam. Seria este outro motivo da dificuldade da animação, uma adaptação com poucas variedades de MS e ainda por cima enormes? Como a Bandai iria lucrar gastando tanto com plástico nos Gunplas? _

RX-104FF Penelope - Desenvolvido pela Anahein Eletronics com base nos dados mais avançados do Projeto Zeta, foi direcionado para a operação de extermínio ao grupo terrorista Mufti. A unidade é composta por dois aparelhos, o mobile suit RX-104 Odysseus Gundam e o sistema armado de voo FF(Fixed Flight), esta junção leva o nome de Penelope. Uma de suas principais habilidades é o Minovsky Barrier, com isso, o Penelope pode bloquear e interromper a comunicação de radares e vários outros sistemas, além de minimizar o atrito do ar otimizando a velocidade em modo de voo. Outra característica é o Minovsky Craft Flight System, este sistema permite ao Penelope voar e / ou, flutuar por longos períodos, lembram das naves classe Pégasus flutuando na Terra? Este é o mesmo sistema que as equipava. Esse recurso também oferece uma imensa velocidade e mobilidade. Como a área de atuação da Mufti era na Terra, veja que todo o potencial do suit foi pensado para uso atmosférico. Beam Rifle, Vulcan Guns(aquelas clássicas metralhadoras na cabeça do Gundam), dois Mega Particle Cannons montados no ombro que agem de forma independente, dois pequenos escudos que acomodam um Beam Saber em cada braço, Funnels Misiles controlados via Psycommu escondidos nos ombros e saia, mais um par de Mega Particle Cannons que superam o poder do High Mega Cannon do ZZ Gundam, são as armas que completam o arsenal do Penelope. _

RX-105 Ξ Gundam - Também conhecido como Xi Gundam, pronuncia-se “qsi” Gundam, “Ξ” é a próxima letra do alfabeto grego depois de “Ν” (N que foi atribuída ao Nu Gundam). Após a conclusão do RX-104FF Penelope, a Anaheim Electronics, desenvolveu e construiu secretamente uma variante aprimorada, o RX-105 Ξ Gundam, vendendo-a secretamente para o grupo terrorista Mufti. Implementando o Minovsky Craft ao frame principal alocando-o nos ombros e pernas, eliminaram a necessidade de um sistema terceiro como o FF para voo, conseguindo assim um design mais limpo e leve, e ainda com a capacidade de criar uma Beam Barrier a frente do peito no formato de cone, torna-o mais aerodinâmico permitindo velocidades que conseguem atingir o dobro da alcançada pelo Penelope. Estas pequenas alterações dão ao RX-105 uma vantagem de desempenho em relação ao seu “irmão”. Armamento composto por: Vulcan Guns, um par de Beam Saber na mochila, um Mega Beam Cannon em cada ombro também mais potentes que o High Mega Cannon do ZZ Gundam, Missile Launcher em cada cotovelo, Large Missile Launcher nos joelhos, Funnels Missile alocados na saia, Micro Missile Pod na cintura, e um Escudo com uma estrutura super reforçada com capacidade de absorver ataques beam com facilidade.

_

Messer Type F01 - O mobile suit padrão da Mufti. Produzido pela Anaheim Electronics sob encomenda da própria organização terrorista, incorpora a estrutura base do antigo Geara Doga, no entanto, seu exterior foi drasticamente modificado lembrando os MS de Zeon. O Messer foi desenvolvido com ênfase no combate corpo a corpo e ações de guerrilha. Geralmente usa como suporte a base de voo Galcezon. _

FD-03 Gustav Karl - Produzido pela Federação, é o sucessor direto da série RGM, passando a ser a unidade padrão no uso em gravidade. Já atua nas animações desde os eventos de Unicorn (lembram do piloto com cockpit cheio de guloseimas que foi facilmente dominado por um Jesta?), como segurança na base Cheyenne e na escolta de Marta Vist em Narrative. Apesar de seu grande tamanho e de ser mais blindado que os Jegans, possui um desempenho melhor graças aos propulsores espalhados por todo corpo e a um reator de saída superior. Usa como suporte a base de voo Kessaria.


Galera newtype, grande parte das informações compartilhadas aqui foram retiradas da DLC do jogo Mobile Suit SD Gundam G Generation Genesis, e dos livros que infelizmente não foram totalmente traduzidos. Então, nem tudo é informação oficial proposta para o filme, mas mesmo com possíveis mudanças, algo a não se negar é que teremos mais um grande filme para a franquia. O artigo está sujeito a sofrer possíveis alterações conforme a divulgação de novas informações, até o momento o filme segue com estreia confirmada para Julho próximo, mas há grandes possibilidades que seja adiado, conforme vem acontecendo com tantos devido a Pandemia do novo Corona Vírus. Espero que tenham gostado pessoal, para mais, passem nosso Discord, até a próxima.

Convite Discord: https://discord.gg/6kE3mnG

Redes Sociais