entrevistas
Turn A Gundam antes de Reconguista in G!? Entrevista com Yoshiyuki Tomino, Naohiro Ogata e Mark Ishii
terça-feira, 19 de janeiro de 2021 às 10:59

Próximos Episódios
Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Série

Outubro de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie IV - Gekitou ni Sakebu Ai
Filme

22 de Julho de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie V - Shisen wo Koete
Filme

5 de Agosto de 2022

Parceiros
Sobre o Autor: EXIA

Fã desde 2011 Conheçeu Gundam atraves de revistas especializadas em animes, sendo o primeiro Gundam que assistiria seria Gundam SEED.



E ai pessoal como estão? Aqui e o Exia e hoje vamos com um entrevista um tanto polêmica sobre Gundam, e vocês sabem que quando polêmica e Gundam estão juntos, o responsável e quase sempre a mesma pessoa, e lógico que estamos falando do sensei Tomino, vamos ver o que ele disse sobre Turn A e G no reconguista?

Antes de mais nada, essa e uma entrevista que foi traduzida e adaptada pelo blog nekketsunikki.com, então passem no blog dele e deixem um obrigado ok?

Tomino foi convidado para um evento, no dia 27 de agosto de 2015, no Gundam Cafe. O produtor da Sunrise responsável por G-Reco, Ogata Naohiro (apelidado de Ogata P) estava presente, junto com o dublador Ishii Mark, de Bellri. Yoshida Kenichi deveria comparecer também, mas teve compromissos de última hora. O evento foi transmitido online, mas bloqueado fora do Japão. Eles conversaram sobre Gundam em geral, e, no twitter #G レ コ, há algumas impressões e citações de Tomino escolhidas por pessoas que assistiram ao evento. Dito isto, nesse primeiro momento, veremos vários destes twittes, onde o dono da tradução faz seus próprios comentários entre parênteses. Ele foi adicionando mais twittes ao longo do tempo, e mais adiante, também consegue, e nos disponibiliza, uma transcrição de parte da entrevista. Estão preparados? Então vamos lá!

“Existem banheiros, por que você precisa de banheiros, e não há o que fazer.”

“As pessoas não crescem se permanecem em ambientes amistosos e mornos”

Yoshida uma vez disse que Bellri é chamado assim porque ele é a criança que TOCA O SINO (para nos avisar sobre os problemas abordados na série).

“Eu nunca gostei da voz do Ishii-kun.” (Tomino colocou o acelerador de troll no máximo)

“Uma xícara de uísque por semana mantém o médico longe” (Ah… tá…)

“Sempre que começo a trabalhar, fico louco no meu próprio mundo de fantasia por cerca de 30 minutos depois.”

“Eu fico olhando para as pernas da garota do AKB. O espaço entre os joelhos e as saias ”

Tomino acha que G-Reco falhou porque não se tornou tão popular quanto o AKB48. (Essa é uma maneira ruim de avaliar as coisas. Talvez ele não saiba que suas vendas são tão altas porque algumas pessoas compram 500 cópias ou mais do mesmo single.)

Tomino disse que está impressionado com Tohru Furuya e como ele ainda consegue expressar Amuro tão bem depois de todos esses anos. (Ele ainda soa muito bem em SRW também)

“Embora existam alguns personagens que quero rejeitar completamente por conta de seus designs, o trabalho de Yoshida em G-Reco é 75-80 pontos. Então é mediano.”

O design favorito de Tomino no anime são os trajes espaciais. (Eu também os amo, é sempre hilário como eles não conseguem fechar a área da virilha.)

“Eu gostaria de continuar me esforçando um pouco mais no trabalho”. (Muitos fãs no Twitter acham que isso significa que haverá compilação de filmes de G-Reco. Eu também acho.) Exia edit: ACERTO MISERAVI!

Ishii: “Estou muito feliz por ter trabalhado no G-Reco”.

“Há uma pessoa que é o detentor dos direitos autorais de Gundam...”, então Tomino olhou para o produtor, e o produtor disse a ele “por favor, não olhe assim para mim”. Então Tomino acrescentou que se ele ainda fosse o detentor dos direitos autorais, este Gundam Cafe em que eles estão para o evento, nem existiria.

“Em G-Reco, a definição de um Newtype é estar ciente do que está ao seu redor e reconhecer seus relacionamentos. Ser modesto, razoável e com individualidade.”

“Não acho que as pessoas que postam em 2ch sejam TÃO estúpidas” “Eles precisam ter em mente que um Newtype possui sabedoria, e age de acordo” “Contanto que você não se torne um criminoso, acho que você teve uma vida de sucesso” Muitas pessoas no Twitter disseram que, ao dizer essas falas, Tomino estava olhando diretamente para a câmera, e que estava tentando encorajar os NEETs a não ficarem em casa pra sempre, e saírem.

“Eu quero escalar o Monte Fuji.”

“Acho que falhei em criar G-Reco. Não se alinha com meus ideais. Eu sinto muito.” (Na entrevista da Nolife, ele disse a mesma coisa)

O dublador de Bellri e Tomino se dão muito bem. Ele não acha que Ishii-kun é especial. Em um ponto, Ishii-kun disse que Tomino é um “avô muuuito legal”. Isso foi twittado por dezenas de pessoas ao mesmo tempo dizendo como é fofo, etc.

“Turn A é cerca de 500 anos antes da G-Reco.”

“O G Lucifer tem um Moonlight Butterfly funcionando. A tecnologia foi preservada e herdada após Turn A. Eu gosto de pensar que ninguém seria louco como na era de Turn A, e usá-la indevidamente”. (G LUCIFER POSSUI MOONLIGHT BUTTERFLY, ESTÁ CONFIRMADO)

“Eu odeio anime com animação ruim.” (ele disse o mesmo na entrevista da Nolife sobre a qual postei).

“Programas de Gundam feitos por outras pessoas são uma porcaria, incluindo Origin.” Tradutor edit: Estou com preguiça de vincular cada twitte para as outras citações, mas acho que essa é a declaração mais controversa, então vou postar algumas delas.

Exia edit: Vou colocar os Twittes originais, por que vocês sabem que o google tradutor e muito bom ne?

Twitte 1

**Twitte 2** **Twitte 3** **Twitte 4**

“Fui eu quem deu o sinal para que Imagawa fizesse G Gundam. Era para ser um avanço, mas acabou sendo qualquer coisa.”

“Por que há partes nas séries Gundam onde eles não mostram as bocas se movendo quando falam?” O produtor Ogata pediu desculpas a Tomino por isso.

Em Seed (ou 00): “Não há como uma mulher bonita com um peito grande ser capitã de um encouraçado.”

“Vendi os direitos de Gundam, então é claro que posso entender que outras pessoas também estão fazendo séries, mas é doloroso, e não consigo assisti-los. Mas, em certo sentido, graças a isso, minha visão se ampliou”.

“Às vezes me forço a assisti-los, mas só consigo aguentar uns 5 minutos.”

Twitte 1

**Twitte 2**

Eles também falaram sobre cenas em particular no G-Reco, e mostraram algumas folhas de animação, etc. Você pode encontrar as fotos na internet.

Sobre essas declarações criticando outros programas: quase todos os fãs japoneses no Twitter disseram “sim, esse é o Tomino de sempre, é bom ver que ele está bem de saúde”, etc. As pessoas só ficaram chocadas quando ele disse que Turn A é cerca de 500 anos antes de G-Reco. Não acho que você deve se importar que um velho japonês não goste dos mesmos desenhos animados de robôs chineses que você.

Tradução da transcrição de parte da entrevista.

Agora veremos a transcrição de parte da entrevista, feita por Inuyou, Inuyou é uma pessoa que de vez quando desenhava imagens de Mouretsu Pirates quando estava sendo exibido.

O texto foi editado pelo autor, adicionando twittes ao longo do tempo, e também adicionando essa transcrição quando ele a encontrou.

Nota do tradutor: “No começo eu só queria resumir, mas é muito engraçado de ler, então traduzi quase tudo, linha por linha.”

Durante uma sessão de perguntas e respostas, alguém pediu a Tomino que desse mais detalhes sobre a relação entre G-Reco e Turn A. Ogata, o produtor, começou a responder, falando sobre como G-Reco era antes de Turn A, mas foi quando Tomino o interrompeu e disse que “Turn A é cerca de 500 anos antes da G-Reco”. Ogata então ficou chocado:

Ogata: Mas Turn A é a história mais distante na cronologia Gundam!

Tomino: Não, isso está errado.

Ogata: Está errado!? Mas isso significa que tudo nos livretos e outras coisas também estão errados...

Ishii: Bom, simplesmente estão errados então.

As pessoas riem na plateia.

Ishii: Fico feliz em saber que todos ainda estão conosco.

Ogata: Isso criará pânico no estúdio.

Ishii: Sim, vai.

Tomino: Por que todo mundo pensa assim?

Ogata: Bem, porque sempre pareceu assim.

Tomino: Turn A parece ser a mais distante por causa do cenário simplista da “história negra”.

Ogata: Sim, sim.

Tomino: Mas esta foi apenas a história negra da era Turn A!

Ogata: Você quer dizer que existe algo como um loop temporal?

Tomino: Não é isso!

Ogata: Não?

As pessoas riem na plateia.

Tomino: Ao falar de um certo ponto de vista, considerando a “história negra” de Turn A...

Ogata: Se você olhar dessa forma, parece que G-Reco ocorre 1000 anos após o fim de U.C.

Tomino: Sim.

Ogata: Isso significa que Turn A está ainda mais longe de G-Reco cronologicamente falando. Quero dizer, Turn A parece uma história em um futuro onde a U.C foi há muuuito tempo atrás.

Tomino: Na verdade, não. Parece assim?

Ogata: Sim, parece.

Tomino: Eeeeh. Isso é estranho.

Ogata: Não era para termos pensado assim?

Tomino: Definitivamente não queria pensassem dessa forma.

Ogata: Então Turn A é antes de G-Reco?

Tomino: Cerca de 500 anos antes.

Ogata: Cerca de 500 anos…

Ishii: Eeeeh… Há alguma reação sobre isso? (O produtor Ogata ficou olhando no Twitter e na internet durante todo o evento para checar as reações)

Ogata: Isso vai realmente bagunçar a linha do tempo.

As pessoas riem na plateia.

Ogata então vê o twitte de Yoshida dizendo que ele já sabia que Turn A é antes de G-Reco. Ele conta para os outros.

Tomino: Nem falamos sobre isso antes!

Ogata e Ishii: Eeeeeeh.

Tomino: Isso mostra o fato de que alguém decidiu isso sozinho. (ele literalmente disse “alguém”, mas se referiu a si mesmo)

Ogata: Verdade.

Tomino: Mas ele (Yoshida) não twittou nada como “Tomino seu idiota!”, então está tudo bem!!

Ogata: Em termos de direção, você planejava fazer isso desde o início?

Tomino: Bem, é claro.

Ogata: Entendo…

Ogata, de frente para o público: aparentemente, ele estava planejando fazer isso desde o começo.

Tomino: Se eu não tivesse planejado, não teria colocado coisas incríveis em G-Reco, como o Crescent Ship. Havia algo do nível de tecnologia da Crescent Ship em Turn A? Isso significa que eles não poderiam ter feito isso na era de Turn A.

Ogata: Entendo.

Tomino: É o mesmo para todas as tecnologias básicas e níveis de energia. Ah, e a maior razão pela qual Turn A (o mecha) não aparece, é porque o Turn A é baseado em um backbone poderoso. Sem ele, você não pode simplesmente recriá-lo. Em certo sentido, Turn A foi feito de alguma forma acumulando malícia de todos os Gundams previamente existentes. Foi nisso que pensei ao escolher o nome Turn A. Foi para mostrar que é um monte de coisas agrupadas, e que o Turn A está um passo à frente, em termos de período de tempo e estrutura mental.

Tomino: Então! Quando estava quebrando a cabeça muito sobre o que fazer com o G-Reco, pensei que não tinha outra escolha a não ser pular 200 ou 300 anos, então pulei 1000 anos. Se eu pular 1000 anos, não apenas poderei me afastar da ordem cronológica e história de Gundam, mas também terei tempo suficiente para me distanciar da base da minha própria história. (Isso é quase a mesma coisa que ele disse na entrevista de Nolife sobre a qual postei)

Tomino: Então, decidi transformá-lo em um anime que faz as pessoas pensarem sobre os problemas realistas de hoje, e incluí todos os problemas que eu poderia imaginar. Isso é algo que outros programas de Gundam não fizeram antes. (Ele disse isso na outra entrevista também)

Ishii: Entendo.

Tomino: As séries Gundam até Turn A, só falam sobre o próprio Gundam.

Ishii: Isso é verdade.

Tomino: G-Reco é o primeiro a romper com isso, e é o primeiro anime a finalmente resolver os problemas da vida real. Ao contrário do que o exército chinês está fazendo. Tradutor edit: Aaah, então essa foi a piada do exército chinês, eu não entendi no início, pois não havia contexto nos tweets que eu traduzi. Felizmente, Inuyou explicou em sua transcrição. Tomino disse isso por que em 23 de agosto, a China anunciou que haveria um desfile militar da “vitória anti-japonesa” em setembro, e que, até aquele momento tinha feito uma pequena demonstração. E aparentemente, o desfile das soldados femininas foi muito "anime". É estranho Tomino zombar da China assim, a julgar pela outra entrevista, pois ele reconhece que Abe, e o atual governo Japonês não são os melhores.

Tomino: Voltando ao que estávamos conversando antes das perguntas e respostas.

Ogata: Você quer dizer, "aquilo" das mulheres. (De acordo com Inuyou, eles já haviam falado sobre o desfile antes)

Tomino: Eles escolheram mulheres para o desfile, e as obrigaram a fazer coisas que você só veria em um anime. Achei muito cruel da parte deles.

Ogata: Sim.

Tomino: De qualquer forma, como eu estava dizendo, eu não poderia ter esse tipo de conversa realista em Turn A, então eu queria fazer com o G-Reco. Mas então acabou por ser muito anime também, na verdade eu até diria que foi infantilizado, com os heróis sendo crianças. Parece um brinquedo. Eu acho que por causa dessa sensação de brinquedo, G-Reco tem mais poder como um anime do que Turn A. Provavelmente parece uma história barata.

Ogata: ...Acho que terei um ataque de pânico.

Ishii: Hahaha.

Ogata: Bem, obrigado… Há muitas coisas sobre as quais quero refletir, e acho que todos aqui vão se lembrar do que ouviram hoje.

Tomino, com um grande sorriso: Bem, então todos, fiquem à vontade para debater sobre tudo isso pelos próximos 2-3 meses. Eu acho que seria uma coisa boa se você pudesse fazer uma história completa de Gundam. E ao fazer isso, se você colocar G-Reco onde eu disse que está em termos de tempo, ficarei muito feliz.

Tradutor edit: De acordo com Inuyou, se eles fizerem como no evento anterior, a partir do próximo mês, este evento poderá ser visualizado no aplicativo para smartphone do Canal Gundam. Aparentemente, leva tempo para embrulhar a papelada. Portanto, a menos que alguém grave o evento e faça upload, só o veremos lá.

A opinião de Inuyou sobre o que Tomino disse é que ele não rejeitou o plano de fundo feito por outras pessoas sobre a história negra de Turn A. Eu compartilho da mesma opinião. Ele não rejeita, mas também não aceita, e apenas tinha sua própria formação em mente, e está perfeitamente bem. Tudo isso explica o que ele quis dizer quando disse na entrevista para o Nolife que “o Reguild Century era para ser uma sequência do Universal Century, mas acabou por não ser assim”. Todos deveriam pensar no significado por trás dessas palavras. De qualquer forma, este não é um caso de uma retcon, já que ele planejou fazê-lo desde o início. Isso é muito divertido, e estou ansioso para ver as pessoas obcecadas com o cânone ficando loucas.

Realmente não me importo com o cânone, o melhor exemplo disso é Leiji Matsumoto. (Eu sempre tento ser como os japonêses e colocar o nome da família em primeiro lugar, então eu deveria dizer Matsumoto Leiji, mas não é seu nome verdadeiro de qualquer maneira, então eu não faço isso. A mesma coisa com Go Nagai.)

Anteriormente eu disse que este anúncio, lançado quando G-Reco começou, já dizia que G-Reco é depois de Turn A, foi um erro de tradução da minha parte. Sinto muito. (É complicado de explicar, mas tem a ver com como eu traduzi “前”, como "devant" em francês na minha cabeça, e quando se fala sobre uma linha do tempo, dependendo do contexto, pode significar antes ou depois.)

Reações da equipe:

Gyoubu Ippei: Acho maravilhoso como a expressão gigante na parede dizendo que “todo trabalho de Gundam leva à Turn A” tenha sido varrida assim. É como se estivéssemos de volta para o momento antes de Turn A existir, e agora não haja mais um fim. O fato de Tomino ter mudado isso mostra mais uma vez como G-Reco é uma obra que olha para o futuro. Eu acho que as coisas são mais divertidas assim.

Akiman: Então G Self é realmente o mais forte da história? (Então muitas pessoas o parabenizaram de brincadeira por projetar o Gundam possivelmente mais forte, mesmo sem saber.)

Yoshida: Eu também me daria 80 pontos pelo design de personagens. Mas, infelizmente para meu trabalho como diretor de animação, eu me daria 30 pontos. (Em seguida, ele também twittou que percebeu que G-Reco está depois da Turn A.)

Redes Sociais