Analise
Review de Mobile Suit Gundam Narrative By: EXIA
segunda-feira, 1 de julho de 2019 às 22:23

Próximos Episódios
Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Série

Outubro de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie IV - Gekitou ni Sakebu Ai
Filme

22 de Julho de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie V - Shisen wo Koete
Filme

5 de Agosto de 2022

Parceiros
Sobre o Autor: EXIA

Fã desde 2011 Conheçeu Gundam atraves de revistas especializadas em animes, sendo o primeiro Gundam que assistiria seria Gundam SEED.



E aí pessoas, hoje trago uma review com a minha opinião sobre o tão aguardado filme de Gundam Narrative (ou Gundam NT para os íntimos). Estão prontos? Então vamos lá!

Lembrando que fizemos uma Live sobre este assunto no último dia 14, então se quiserem dar uma passada no nosso canal, para conferirem o que os nossos convidados disseram sobre o filme, fiquem à vontade.

Não deixem de acompanhar as nossas lives sobre tudo no mundo de Gundam

Antes de começar análise propriamente dita, vamos dar uma olhada na ficha técnica do filme.

Gundam Narrative foi lançado em 30 de novembro de 2018, produzido pela Sotsu e pela Shochiku e licenciada pela NYAV Post, Tem como diretor, Toshikazu Yoshizawa (que já trabalhou em Gundam Thunderbolt, G no Reconguista, Fairy Tail, entre outros), No roteiro temos Harutoshi Fukui, a mente por trás de Gundam Unicorn, e que atualmente está fazendo o mangá de Moon Gundam. Na parte de áudio temos comandando a trilha sonora, Eriko Kimura, como diretora de som (já trabalhou em alguns Gundams como Unicorn, Reconguista e Thunderbolt, além de outros animes, como Devilman: Crybaby e Gake no Ue no Ponyo do estúdio Ghibli).

Sobre a Staff por tras de Gundam Narrative começando pelo diretor, posso dizer que pelas obras em que trabalhou e bastante competente neste quesito e aparentemente é um bom diretor, e que fez milagre em Narrative como vocês verão no decorrer da review. Na parte história Fukui grande questão aqui, é que ele está basicamente continuando sua história de Unicorn em Narrative, o que realmente foi algo bem aproveitado em minha opinião. Por fim na parte de áudio Eriko Kimura pelo seu currículo dá pra ver alto nível de competência nas histórias em que trabalha.

Visto um pouco da Staff do filme, vamos para o que realmente interessa: afinal de contas, Gundam Narrative foi realmente bom? Ele cumpriu com o que prometeu?

ANIMAÇÃO

Acima podemos ver um pouco da animação dos primeiros 20 minutos disponibilizados no Youtube da Gundam.info

Certamente uma parte em que muitos ficaram decepcionados. Para aqueles que estavam ansiosos por uma boa animação do nível de seu antecessor Unicorn, infelizmente não foi isso que aconteceu. Para muitas pessoas a animação não ficou a altura da história apresentada no filme, e seu nível de animação para muitos ainda ficou abaixo de Unicorn em vários aspectos. De fato, a animação é um pouco inferior aos demais trabalhos da Sunrise, mas há duas desculpas para isso. Uma delas é de que o filme não tem o “dedo” da Bandai no quesito auxílio monetário, o que já explica um dos porquês da animação não estar à altura das anteriores. Obviamente, sem dinheiro nada é possível, e com pouco dinheiro, o possível se torna escasso. O segundo motivo, que eu acho mais lógico que o motivo anterior, é que Narrative é um filme frio no quesito ação. A maioria do filme é focada na narrativa fora das batalhas, nos diálogos entre os personagens e o enredo, reduzindo o capricho nas animações de cenas de combate, criando facilmente essa reação de que a animação está ruim, sendo que na verdade o filme é muito parado.

TRILHA SONORA

Já citei Eriko Kitamura, diretora de som, mas temos para completar a parte sonora Hiroyuki Sawano, que já trabalhou em Unicorn, e em diversos animes (Shingeki no Kyojin e Nanatsu no Taizai). Ele é uma pessoa que dispensa qualquer apresentação. Seu repertório de trilhas sonoras é incrível, e apesar da grande maioria das músicas de Narrative terem sido basicamente reworks de trilhas já usadas em Unicorn, elas ainda fazem muito bem o seu papel no filme, que vai desde trazer tensões enormes durante os combates, até fazer qualquer um chorar nos momentos mais tristes da trama. As músicas originais também entram neste aspecto, são colocadas nos melhores momentos, como a música Cage, interpretada por Tielle, que acaba se tornando o ápice dramático do filme, que pode ser sentido por todos. Neste ponto não há muito que discutir sobre, as músicas são um ponto forte do filme junto com o próximo quesito.

Sintam a força que essa musica traz para a trama.

HISTÓRIA E PERSONAGENS

Por fim temos a história do filme e seus personagens; devo dizer que foi um excelente trabalho de toda equipe por trás do filme conseguir entregar uma história que junta todas as outras anteriores, e, além de ter o seu próprio “mini arco” para as crianças milagrosas, ainda encerrar tudo em um filme de pouco mais de uma hora. A história é envolvente, e te prende desde a parte que explica sobre o mito Newtype, até a parte onde explica a infância das três crianças. Até mesmo explica sobre o vilão do filme, que a princípio não parece ser nada além de outro Cyber Newtype louco em Gundam, destruindo tudo que vê, mas que, com o decorrer do filme, vemos que não e tão simples, e que ele também sofre por seus próprios motivos. Tudo o que disse acaba se resumindo no fato de que o filme foi uma fusão do novo com o velho, onde os dois se completam de forma praticamente perfeita.

Espera. Eu disse “praticamente”, certo? Sim, pessoas; ainda há um ponto negativo no filme. Em seus primeiros trailers,Narrative veio com a missão de encerrar o “mito Newtype”, mas não é realmente isso que acontece. De fato, o fenômeno Newtype é explicado em sua totalidade neste filme, sanando décadas de dúvidas dos fãs que sempre procuravam por uma resposta à altura, porém, tal resposta veio com um novo mito Newtype – o famoso responder uma pergunta com outra pergunta. Isso, porém não chega a ser um furo na história, mas sim, algo que pode ficar na geladeira da Sunrise/BANDAI por um tempo, talvez para ser usado em trabalhos futuros.

CONCLUSÃO

Vale lembrar que tudo citado aqui é a minha opinião, e muitas pessoas podem tanto concordar com o que estou dizendo, como discordar, mas me arrisco a dizer que Narrative fica à frente de muitas séries Gundam em quesito de agregar e explicar informações do universo de U.C. Eu gostei bastante do filme como um conjunto, e merece ser visto diversas vezes, pois acredite, tem muito que se analisar.

E é isso pessoal! Esperem por mais conteúdos sobre Gundam Narrative, e nos vemos na próxima! Ate mais!

Discord: https://discord.gg/6kE3mnG

Acompanhe nossos bate-papo no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCzQFkHsGrOOVlNh8C3nOPDA/featured

Gunplas é com o Febre Gundam: https://www.youtube.com/channel/UC49TYxyrRKR3Fau327IMUKA

Acompanhe os Podcasts da Anime Freak Show: https://anfreak.com.br

Redes Sociais