entrevistas
Perguntas e respostas com Tomino na Japan Expo 2019
sábado, 17 de agosto de 2019 às 0:45

Próximos Episódios
Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Série

Outubro de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie IV - Gekitou ni Sakebu Ai
Filme

22 de Julho de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie V - Shisen wo Koete
Filme

5 de Agosto de 2022

Parceiros
Sobre o Autor: EXIA

Fã desde 2011 Conheçeu Gundam atraves de revistas especializadas em animes, sendo o primeiro Gundam que assistiria seria Gundam SEED.



E ai pessoas, aqui e o EXIA e desta vez trago uma sessão de perguntas e respostas feita com o criador de Gundam Yoshiyuki Tomino na Japan Expo 2019 em Paris no inicio deste mês, vamos ver o que o pessoal perguntou a ele e o que ele respondeu?

Lembrando que esta e uma tradução feita pelo membro da equipe da Planeta Gundam Arch, e o link da entrevista original estará no final do post ok? Vamos lá!

Tomino Yoshiyuki Perguntas & Respostas na Japan Expo 2019, 6 deJulho

O diretor Tomino fez uma sessão de perguntas e respostas a qual durou, por volta de, 30 minutos, no dia 6 de julho, o terceiro dia da Japan Expo 2019 na França. Quando ele chegou ao palco ao lado do MC e do tradutor, eles explicaram que esta sessão deveria ter sido uma palestra. No entanto, Tomino explicou, anteriormente, a equipe do Japan Expo que como esta seria a sua primeira vez visitando a França, ele não se sentiria a vontade para falar de si e da sua carreira, etc. Ao invés disso, ele queria ouvir o que a audiência (fãs) tinham a dizer. Ele preferiu ouvir a opinião dos "franceses" sobre o trabalho dele, responder as perguntas da audiência e ter uma conversa com os espectadores. Então, eles decidiram por uma sessão de perguntas e respostas.

De acordo com o dono do Blog que estava presente na sessão de perguntas e respostas, houve muitas perguntas, por isso, ele não seria capaz de ouvir a todas as respostas se ele se concentrasse apenas em escrever tudo. Por isso, ele escreveu tudo que conseguiu guardar na memória. Portanto, é possível que ele tenha esquecido certas partes ou misturado algumas respostas. Ele também diz que vai tentar manter esta sessão de perguntas e respostas atualizadas caso acabe se lembrando de mais.

Vamos às perguntas?

  • Pergunta: Você já sentiu vontade de refazer algum dos seus trabalhos anteriores?

Resposta: Tomino respondeu que ele nunca se sente dessa forma. Toda história na qual ele já trabalhou está completa e ele não sente vontade de refazer nenhuma delas.

  • Pergunta: Você vai fazer algum anime com Nagano Mamoru novamente?

Resposta: Tomino disse que isso nunca vai acontecer. Ele disse, em tom de piada, que o Nagano é muito mais popular que ele atualmente e que o mesmo é muito metido.

  • Pergunta: Qual o seu personagem favorito dentre todas as séries nas quais você já trabalhou?

Resposta: Eu gosto de todos, portanto, não posso escolher. Não consigo responder. Seria como lhe dizer, agora, o nome de todas as minhas amantes. (todos riram e aplaudiram a piada)

  • Pergunta: Por que você decidiu usar crianças como bombas humanas em Zambot 3?

Resposta: Ele respondeu que é verdade que ele fez isso pelo choque que causaria nas pessoas, mas também para mostrar, claramente, o quão longe as atrocidades podem ir a tempos de guerra. Ele adicionou que, se você ler sobre o que aconteceu em guerras ou conflitos que acontecem agora, você vai ver que estes atos terríveis são frequentes.

  • Pergunta: G-Reco nunca teve meios de comunicação de mídia como rádio ou canais de tv. Isso aconteceu porque você não quis incluir essas coisas em G-Reco ou houve outra razão?

Resposta: Tomino explicou que G-Reco é uma série que se passa em uma era na qual a humanidade quase passou pela extinção. Por isso, eles estavam a redesenvolver a tecnologia e, logo, eles ainda não tinham chegado no ponto de ter canais de rádio ou TV.

  • Pergunta: Por que você sempre faz animes de mecha cujo tema é guerra? É por causa de alguma experiência pessoal? Você já pensou em fazer outro gênero além de mecha + guerra?

Resposta: (Essa foi uma das respostas mais longas de Tomino, por isso, ele pode ter se esquecido de alguns detalhes) Tomino explicou que ele acredita que o anime é a melhor mídia para mostrar temas, e como você pode transportar uma infinidade de diferentes temas num anime. Não há limites ao que você pode fazer. Ele disse que, anime, é uma mídia que ecoa a todos, independente de quem sejam. Ele, também, explicou que antes do primeiro Gundam, anime não era reconhecido como um tipo de mídia que poderia retratar temas profundos. Por isso, as pessoas, chamavam os animes de "mangá para TV", para demonstrar o quanto os animes eram focados no público infantil. Com Gundam, Tomino quis mostrar que os animes, assim como os filmes, podem mostrar um tema profundo e adulto, e ele trabalhou nos seus animes como se estivesse trabalhando em um filme. A guerra era o melhor tema que ele poderia escolher para mostrar, nitidamente, que os animes não são, necessariamente, apenas para crianças. Com relação a fazer outros gêneros além de guerra e mecha, Tomino respondeu que isso é algo que ele já pensou muito no passado, mas nunca foi capaz de fazer e, agora, ele já é muito velho para tentar algo diferente, de qualquer forma, e por isso, desistiu. Ele disse que é esse tipo de coisa que o faz sentir que ele perdeu para Miyazaki. Tomino ainda disse que, dado as infinitas possibilidades para o mundo dos animes, é triste ver que apenas os animes que seguem o estilo do Miyazaki se tornam popular e que, logo, todos tendem a fazer o mesmo estilo de trabalho.

  • Pergunta: A habilidade de Miyazaki Hayao mais reconhecida é a de criar personagens femininas fortes. No entanto, todas as suas séries também têm personagens femininas fortes e marcantes que não perdem para as do Miyazaki. Como você conseguiu isso?

Resposta: Tomino respondeu que, basicamente, o que ele sempre faz em todas as séries é incluir o máximo de personagens femininas possíveis e, cada uma delas possui uma personalidade e fisionomia completamente diferentes da outra. Porque, assim como na vida real, todo mundo é diferente. Ele disse que poderia dar uma resposta mais elaborada, mas não o faria, pois seria muito longa.

  • Pergunta: Qual foi a série a qual você teve mais dificuldade trabalhar e qual foi a mais fácil?

Resposta: Tomino explicou que fazer anime é um trabalho muito difícil, portanto, não houve, sequer, uma série que ele considerou fácil de trabalhar. Ainda mais porque ele sempre coloca toda a sua energia mental nos seus trabalhos, ao ponto que, no fim de cada trabalho, ele fica completamente esgotado. Ao mesmo tempo, isso faz com que ele não se sinta bom o suficiente, pois ele acredita que se ele tivesse mais talento, ele seria capaz de fazer animes sem se exaurir sempre.

  • Pergunta: Quais foram as suas ideias ao trabalhar em Ideon?

Resposta: Basicamente, Tomino explicou que ele foi chamado para trabalhar na série Ideon após a companhia que fazia os brinquedos da série ter lançado os mesmos. A companhia definitivamente não tinha imaginado que o anime se tornaria aquilo. Ele disse que isso foi uma boa lição para que as companhias de brinquedos e que elas não deveriam fazer os brinquedos anteriormente à produção do anime.

  • Pergunta: A série Umi No Triton foi uma adaptação do mangá por Osamu Tezuka e isso foi o seu primeiro trabalho como diretor de uma série. Você pode nos dizer como você se sentiu nessa época?

Resposta: (A resposta foi muito longa e o blogueiro se perdeu um pouco) Tomino explicou que quando trabalhou em Umi no Triton, a equipe era supervisionada pelos gerentes. Em algum ponto da série (Esqueci-me qual), a gerência desistiu de ditar os rumos da série e nos deixou livres para decidir o que fazer com o resto da história. Isso foi uma grande oportunidade para que a equipe expressasse a sua criatividade livremente, e isso foi uma situação muito interessante, pois o que eles retrataram na história foi um retrato do que estava a acontecer com eles. No fim, eles acabaram por retratar uma história que fora completamente inesperada pela gerência.

E é isso pessoas, espero que tenham gostado das perguntas e também das respostas do nosso incrível Tomino, ate a próxima!

Discord: https://discord.gg/6kE3mnG

Acompanhe nossos bate-papo no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCzQFkHsGrOOVlNh8C3nOPDA/featured

Gunplas é com o Febre Gundam: https://www.youtube.com/channel/UC49TYxyrRKR3Fau327IMUKA

Acompanhe os Podcasts da Anime Freak Show: https://anfreak.com.br

Redes Sociais