Curiosidades
Os Mobile Suits de Produção em massa da Federação
quarta-feira, 6 de dezembro de 2017 às 16:27

Próximos Episódios
Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Série

Outubro de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie IV - Gekitou ni Sakebu Ai
Filme

22 de Julho de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie V - Shisen wo Koete
Filme

5 de Agosto de 2022

Parceiros
Sobre o Autor: EXIA

Fã desde 2011 Conheçeu Gundam atraves de revistas especializadas em animes, sendo o primeiro Gundam que assistiria seria Gundam SEED.



Ola pessoal trazendo mais um post um pouco mais sério e que envolva Gundam de alguma maneira, desta vez vamos falar sobre um tema que alguns não pararam para pensar em como isso teve um efeito decisivo para a vitória da Federação sobre Zeon na Guerra de um ano: As unidades de produção em massa.

Para entendermos isso precisamos ver uma série de acontecimentos que ocorreram na guerra, uma delas e que Zeon estava sendo claramente superior a Federação pelo simples fato de eles terem os seus Mobile Suits, assim sendo, sem a Federação não ter armamentos que rivaliza-se com um Zaku, ela se viu obrigada a ceder território para repensar as táticas de guerra, foi quando surgiu o anjo salvador, o Gundam. O Gundam em si não foi a solução definitiva para o problema, ate por que como todos sabem havia apenas um Gundam e o número de Zakus era enorme, então como ele conseguiu mudar o rumo da guerra?

Aqui não vou entrar em detalhes das unidades de Zeon e vou focar somente na federação ok pessoal? Então vamos começar?

Apos a batalha de Loum aonde a Federação provou o verdadeiro poder dos MS de Zeon eles se viram obrigados a criar o seu próprio MS, o RGM-79 ou como e popularmente conhecido como GM e ao contrário do que muitos pensam, o RGM-79 e a versão final do Gundam RX-78-02, por que o Gundam em si era apenas um protótipo de MS, ou seja, a federação nunca pensou em produzir o Gundam do jeito que ele era, mais por que? Pelo simples fato de que o Gundam possui muita tecnologia de ponta e tudo isso o tornam uma unidade um pouco cara para ser produzida em massa, pra época, o Gundam e como se para os nossos padrões, a Ferrari resolve-se produzir seus carros em massa, iguais aos modelos de carros mais populares. Em contra partida, com os dados necessários retirados do Gundam e de seu computador de alto aprendizado foi produzido uma unidade com menos tecnologia, mais, que ainda sim conseguiu cumprir o seu propósito muito bem, com um motor um pouco mais fraco, com uma blindagem um pouco mais fraca, e com um armamento parecido com o de um Gundam só que mais fraco, a Federação conseguiu enxugar muito bem os gastos de um GM. Ainda estão pensando que produzir um Gundam e barato?

Vamos com números então? Talvez através do bolso de pra explicar melhor, de acordo com o site https://www.wired.com o custo de produção de um Gundam da vida real que se aproxime o máximo da série original seria em torno de 725 milhões de dólares, algo em torno de mais de 2 Bilhões de reais pra gente aqui, se quiser dar uma olhada no que tem no Gundam da vida real e só acessar o site no final da postagem, mais posso adiantar que tem um dos projetos de supercomputadores mais potentes da atualidade e mais de trinta motores de diversas potências para dar conta do recado. Agora imagine que desses 725 Milhões de dólares a Federação consiga produzir de 8 a 10 GM’s? Saindo cada um entre 72,5 Milhões a 90,6 Milhões seria uma tremenda economia não acham?

Mais comparativos pra vocês, os caças F22 Raptor em sua versão mais básica esta custando 137 Milhões, tendo versão mais atualizadas que podem beirar os 377 Milhões, e é claro que tenho que lembrar a vocês que os caças na série Gundam são totalmente inviáveis para o combate contra os MS e as partículas minovisky. Para finalizar o comparativo de preços, na Amazona esta a venda um robô de nome Kuratas desenvolvido pela Suidobashi heavy industries, e seu preço está saindo bem mais barato do que todos os outros da lista, algo em torno de 10 milhoes de dólares, por ser menor e menos pesado que qualquer MS da série Gundam vale apenas para comparação mesmo.

Acima você vê o caça F-22, um dos caças de cambates mais caros do mundo

Acima, o Robô Kuratas que está a venda na Amazon

Como conclusão, os MS de produção em massa foram imprescindíveis para a vitória da Federação, pelo fato de Zeon não ter tido recursos suficiente para continuar a produção de seus Zakus, enquanto que a federação por ter saído atrás da nova corrida armamentista da época optou por fazer muitas unidades e todas do mesmo modelo, enquanto que Zeon acabou se complicando um pouco pelo fato de eles não terem se focado na produção de uma única unidade e seguiu fazendo novos modelos e novos tipos de máquinas, como os Mobile Armors (MA) sendo assim, a federação implementou suas unidades de custo baixo e desempenho moderado foi mais do que o suficiente para mudar o rumo da guerra.

Gostou? Para esta pesquisa contei com a ajuda do nosso amigo Gabriel Aragón do blog Aurora Oriental, então não deixem de dar uma passada no seu blog pessoal e não deixe de comentar e curtir a nossa página do facebook, ate a próxima!

Blog do Gabriel - https://auroraoriental.wordpress.com/

Sobre o F-22 Raptor - http://www.cavok.com.br/blog/qual-o-verdadeiro-valor-unitario-do-caca-f-22-raptor/

Gundam da vida real - https://www.wired.com/2008/01/real-life-gunda/

Kuratas - https://www.amazon.co.jp/%E6%B0%B4%E9%81%93%E6%A9%8B%E9%87%8D%E5%B7%A5-SHI-KR-01-%E3%82%AF%E3%83%A9%E3%82%BF%E3%82%B9-%E3%82%B9%E3%82%BF%E3%83%BC%E3%82%BF%E3%83%BC%E3%82%AD%E3%83%83%E3%83%88/dp/B00H6V3BWA/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1421414650&sr=8-1&keywords=kuratas

Redes Sociais