notícias
O Diretor Yoshikazu Yasuhiko aborda a possibilidade do Remake do Gundam Clássico junto com Tomino.
sábado, 29 de janeiro de 2022 às 0:35

Próximos Episódios
Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Série

Outubro de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie IV - Gekitou ni Sakebu Ai
Filme

22 de Julho de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie V - Shisen wo Koete
Filme

5 de Agosto de 2022

Parceiros
Sobre o Autor: EXIA

Fã desde 2011 Conheçeu Gundam atraves de revistas especializadas em animes, sendo o primeiro Gundam que assistiria seria Gundam SEED.



Em uma entrevista recente para a revista Forbes, o veterano do mundo das animações Yoshikazu Yasuhiko relatou como Mobile Suit Gundam: The Origin foi uma ideia de reimaginar a série clássica de 1979, para atrair o publico ocidental, e junto a isso, as suas dúvidas de aceitar o projeto.

“Minha reação inicial ao pedido para reimaginar Mobile Suit Gundam como um mangá foi bastante desagradável. A Sunrise estava muito interessada nessa ideia, então eles continuaram voltando a mim com o mesmo tema. Eu disse a eles que não me importava em trazer Gundam para os EUA e nem com qualquer dinheiro que eles estavam oferecendo. Ao mesmo tempo, senti um certo grau de responsabilidade em relação a este novo projeto, pois era membro da equipe original de Gundam. Nesse sentido, me senti responsável por não termos conseguido fazer um anime que pudesse durar 40 anos ou mais. Obviamente, eu não era mais um animador, mas ainda escrevia manga. Então eu pensei que se isso acontecesse em um mangá, levaria muito tempo para ser feito. Então falei com o chefe da Sunrise e disse que se eu fizesse um mangá do Mobile Suit Gundam original levaria, pelo menos, três anos. Eles me disseram que ia demorar muito. E no final, levei dez anos para fazer. O mangá de Gundam The Origin também teve sucesso comercial, então fiquei feliz com isso.”

Ele também conta que a Sunrise foi relutante em fazer uma versão mais nova do Gundam clássico sem o consentimento de Tomino, e por isso, optaram por animar a parte original feita por Yasuhiko, que mostrava o passado de Char e Sayla. “Também adicionei uma nova parte em Gundam The Origin, que era o passado de Char e Sayla. Portanto, 6 volumes de 23 são sobre isso. Esta parte foi completamente original e feita por mim. Então, uma vez que o mangá se tornou muito popular, a Sunrise começou a pensar em uma possível adaptação para anime, mas também relutaram em reanimar o conteúdo do Mobile Suit Gundam original sem o envolvimento de Tomino. Em vez disso, decidiram fazer o que era mais seguro para Sunrise. Animar a nova parte que adicionei ao mangá, pois isso não envolvia Tomino de forma alguma e também não desrespeitaria seu trabalho.”

“Embora eu já tivesse me aposentado da animação a essa altura para trabalhar no mangá, me senti que, se meu mangá fosse adaptado para animação, eu queria fazer isso. Então aceitei a oferta da Sunrise para lidar com a animação de Gundam The Origin.”

Anunciado em 2014 para comemorar o 35º aniversário da série Gundam, Mobile Suit Gundam: The Origin adaptou o mangá de Yasuhiko com o mesmo nome em uma série OVA de seis partes. Lançado de 2015 a 2018, The Origin detalha os eventos que levaram à Guerra de Um Ano e as origens de Casval Rem Deikun e Artesia Som Deikun, que se tornariam a lendária figura de Zeon, Char Aznable, e Sayla Mass, membro da tripulação da White Base.

Yasuhiko continuou, e comenta da possibilidade de um remake da série Mobile Suit Gundam e a facilidade de obter o sinal verde da Sunrise para animar Mobile Suit Gundam: Cucuruz Doan’s Island, seu último filme.

“No entanto, se Tomino de repente dissesse que gostaria de reanimar o Mobile Suit Gundam original, ninguém seria capaz de detê-lo. Sua presença é tão grande quando se trata de qualquer coisa relacionada a Gundam. Dito isto, se esse remake acontecesse, isso seria feito pelo atual Tomino. E também seria muito diferente em termos de atmosfera quando comparado ao original. Então, não estou muito ansioso para ver algo assim acontecer. Dito isso, Tomino é velho como eu, então duvido que ele queira fazer isso de qualquer maneira.”

“Quando se trata do episódio Ilha de Cucuruz Doan de Mobile Suit Gundam, isso foi efetivamente uma história paralela. Então, quando os planos são feitos para fazer filmes do tipo resumo, esses tipos de episódios são os principais candidatos. Durante a produção do anime original, este episódio foi terceirizado para uma equipe completamente diferente para dar à equipe principal mais tempo para se concentrar na história principal. Isso significava que a qualidade da animação do episódio era ruim, mas ainda tinha uma ótima história. Isso significa que quando fui ao chefe da Sunrise e perguntei se poderia reanimar, ele me disse que não haveria nenhum problema.”

Na entrevista, Yasuhiko também comenta algumas coisas sobre seu relacionamento incompreendido com Yoshiyuki Tomino.

“Durante o Mobile Suit Gundam original, meu relacionamento com Tomino foi muito positivo e produtivo. Após o sucesso da série, porém, Tomino excluiu todos os outros e agiu como se fosse a única pessoa responsável por seu sucesso. Então quase não houve comunicação entre ele e eu depois disso, o que tornou muito difícil trabalhar em Gundam. Afinal, se você tem que trabalhar em conjunto, precisa haver comunicação. Isso mudou com o Gundam F91, quando a comunicação foi reaberta. No entanto, só trabalhei no design de personagens para Gundam F91, pois havia me aposentado da animação naquele momento.”

Ao final da entrevista Yasuhiko termina mostrando seu respeito pelo maior criador da franquia Gundam.

“Quanto a Tomino, ele é um criador único e ótimo, mas não se comunica com clareza ou tem consistência lógica. Isso significa que suas histórias ou explicações podem ser difíceis de seguir. Respeitá-lo como um grande criador é uma coisa, mas lidar com seu carisma é outra completamente diferente. Acho que olhar apenas para o carisma de Tomino é a coisa errada a se fazer. Ele é facilmente incompreendido dessa maneira e muitas vezes é citado erroneamente, o que fica fora de controle. Concentrar-se em seu carisma é perigoso e enganoso. Portanto, todo o aspecto do Mobile Suit Gundam original ser intocável sem Tomino faz parte da adoração desse carisma. As pessoas às vezes pensam que eu menosprezo Tomino, ou até mesmo o odeio. Isso não é verdade. Sinto que sou aquele que mais respeita o talento de Tomino. Por outro lado, sinto que sou muito fácil de entender, mas acho que isso provavelmente indica que não sou um grande criador.”

Mobile Suit Gundam: Cucuruz Doan’s Island é o próximo filme de Yoshikazu Yasuhiko. O filme será uma nova perspectiva sobre o décimo quinto episódio de mesmo nome da série Mobile Suit Gundam. O slogan do novo filme é “Gundam, se levanta novamente” e está programado para ser lançado no início do verão de 2022.

Redes Sociais