notícias
O criador de Gundam, Yoshiyuki Tomino, e homenageado por suas obras terem contribuições culturais notáveis.
quarta-feira, 3 de novembro de 2021 às 14:59

Próximos Episódios
Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Série

Outubro de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie IV - Gekitou ni Sakebu Ai
Filme

22 de Julho de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie V - Shisen wo Koete
Filme

5 de Agosto de 2022

Parceiros
Sobre o Autor: EXIA

Fã desde 2011 Conheçeu Gundam atraves de revistas especializadas em animes, sendo o primeiro Gundam que assistiria seria Gundam SEED.



O prêmio contou com 21 premiados, e entre eles, o renomado diretor Yoshiyuki Tomino recebeu uma das maiores homenagens no Japão. Patrocinada pelo governo japonês, a Ordem da Cultura homenageia pessoas selecionadas que fizeram contribuições culturais notáveis.

A Ordem da Cultura é uma condecoração japonesa. Foi estabelecida em 11 de fevereiro de 1937. A ordem tem apenas uma classe e é concedida a homens e mulheres por suas contribuições à arte, à literatura ou à cultura do Japão.

A cerimônia de premiação em si ainda não foi realizada. E o prêmio da Pessoa de Mérito Cultural será entregue no The Okura Tokyo em Toranomon, Tóquio, em 4 de novembro deste ano.

Yoshiyuki Tomino é um dos grandes pioneiros na indústria de anime, tendo sua estreia na versão para TV de Astro Boy do grande Osamu Tezuka em 1963, como escritor e artista de storyboard. Tomino começou seu relacionamento de longa data com o lendário estúdio de anime Sunrise, dirigindo obras como La Seine no Hoshi de 1975, e seu anime de mecha “Super Robot” Brave Raideen, Invincible Super Man Zambot 3 e Invincible Steel Man Daitarn 3.

Tendo sua estreia na versão para TV de Astro Boy do grande Osamu Tezuka em 1963, como escritor e artista de storyboard.

O diretor voltaria a trabalhar com a Sunrise novamente para criar a série Mobile Suit Gundam de 1979, inaugurando um novo subgênero de obras de anime mecha. Gundam se afastou de um enredo simples de “bem contra o mal” e descreveu os mechas não como “super-heróis”, mas como máquinas de guerra realistas com narrativas políticas fundamentadas e cheias de nuances, para ser posteriormente apelidado de gênero “Real Robot”. Desde então, Tomino se tornou uma estrela do gênero, dirigindo uma infinidade de animes do gênero mecha além de outros Gundams com Sunrise, como:

  • Space Runaway Ideon
  • Combat Mecha Xabungle
  • Aura Battler Dunbine
  • Heavy Metal L-Gaim
  • Mobile Suit Zeta Gundam
  • Mobile Suit Gundam ZZ
  • Mobile Suit Gundam Char’s Counterattack
  • Mobile Suit Gundam F91
  • Mobile Suit Victory Gundam
  • Turn-A Gundam
  • Overman King Gainer

Seu último trabalho foi lançado em 2014. Com o nome de Gundam Reconguista em G, ele celebra o 35º aniversário da franquia Gundam, como também o retorno de Yoshiyuki Tomino como diretor de uma série Gundam para televisão pela primeira vez em quinze anos desde seus trabalhos em Turn-A Gundam em 1999.

Atualmente, Tomino está recontando a série na forma de cinco filmes. A série de filmes foi anunciada em novembro de 2018 como parte do Mobile Suit Gundam 40th Anniversary Project. As compilações deveriam incluir novas cenas e diálogos atualizados e recém-gravados. O mais recente deles, Gundam Reconguista em G III: A Legacy from Space foi lançado em 22 de julho de 2021 nos cinemas japoneses.

Fora de sua direção, mas ainda dentro de sua visão do universo Gundam, Mobile Suit Gundam Hathaway’s Flash ou somente Hathaway, é a sequência oficial do filme Mobile Suit Gundam Char’s Counterattack de 1988. O projeto foi anunciado em novembro de 2018 para comemorar o 40º aniversário de Gundam, adaptando a série de romance de mesmo nome escrita pelo próprio Yoshiyuki Tomino.o primeiro filme de uma trilogia dirigido pelo diretor Shukou Murase, ira recontar de forma moderna as novels lançados originalmente de 1989 a 1990, como um seguimento de Mobile Suit Gundam Char’s Counterattack: Beltorchika Childrens.

O primeiro filme de uma trilogia dirigido pelo diretor Shukou Murase, ira recontar de forma moderna as novels lançados originalmente de 1989 a 1990, como um seguimento de Mobile Suit Gundam Char’s Counterattack: Beltorchika Childrens.

Vale lembrar também, que o compositor Shigeaki Saegusa foi homenageado com o prêmio Pessoa de Mérito Cultural em 2020. Ele é conhecido por compor as músicas para as séries Mobile Suit Zeta Gundam de 1985, sua sequência de 1986 Mobile Suit Gundam ZZ e o filme Mobile Suit Gundam Char’s Counterattack.

Redes Sociais