notícias
Gundam The Witch from Mercury recebe críticas no Japão devido à violência no anime
terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 11:51

Próximos Episódios
Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Série

Outubro de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie IV - Gekitou ni Sakebu Ai
Filme

22 de Julho de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie V - Shisen wo Koete
Filme

5 de Agosto de 2022

Parceiros
Sobre o Autor: EXIA

Fã desde 2011 Conheçeu Gundam atraves de revistas especializadas em animes, sendo o primeiro Gundam que assistiria seria Gundam SEED.



No intervalo de domingo (12) para segunda (13) mais uma polêmica envolvendo o novo anime de Gundam chega ao conhecimento de todos. Desta vez a BPO (Broadcasting Ethics & Program Improvement Organization ou Ética de melhoria e organização do programa de radiodifusão em Portugûes) trouxe indagações referentes a violência que foi mostrada no último episódio da primeira parte da série. De acordo com eles, e o relatório que foi apresentado após a reunião do comitê no último dia 24 de Janeiro, muitos telespectadores escreveram para o comitê de ética relatando terem sido pegos de surpresa pela cena de assassinato a sangue frio realizado pela protagonista Suletta Mercury, dizendo que tais coisas não deveriam ser passadas em tal horário.

Gundam The Witch from Mercury e exibido em uma grade de programação considerada nobre na TV japonesa, sendo exibido aos domingos as 17:00 horas, e pelas críticas positivas e também negativas do anime e possível crer que a história teve uma recepção muito grande por parte do publico japonês, mas que pode ter deixado muitos pais ou responsáveis com um pé atrás depois do último ocorrido. Um pai escreveu anonimamente para a BPO, e relatou a seguinte situação.

“A cena foi tão chocante que tanto eu quanto meu filho ficaram atordoados e sem palavras.”

Diante de um número considerável de pessoas que pediram explicações sobre a situação a BPO, que de forma divergente entre os membros publicou o seguinte:

“Embora o sangue do braço decepado mude para uma cor mais escura ao dançar no ar, não é uma cena para assistir com a família às cinco horas no domingo.”

“Esta série era relativamente alegre até a cena abrupta e violenta. Suspeito que teria sido um choque para os telespectadores.”*

“Crianças pequenas podem ficar assustadas. No entanto, a pessoa esmagada nunca é realmente mostrada e o sangue voador é de uma cor mais escura. Há um certo nível de cuidado nessa representação.”

Diante das declarações, e possível ver que nem mesmo as pessoas que estão a frente do comitê de ética tem certeza sobre se seria adequado ou não para o horário, resta saber se medidas mais drásticas serão implementadas após as reclamações.

Central de opinião:

Esse tipo de reclamação e bastante incomum por assim dizer quando o assunto e a franquia Gundam, tendo em vista que, a série em si sempre foi famosa por trazer uma abordagem mais pesada sobre a temática de guerras politicas, o que sempre serviu como um alerta para os telespectadores. O que fica difícil de entender e de que, como a Sunrise que é responsável pelo desenvolvimento do anime não viu o episódio em questão e ponderou isso em cima do horário de exibição, aonde atribuo aqui a culpa total a falta de organização por parte da equipe por trás do anime em ver que poderia sim trazer repercussões negativas a série. Vale lembra que aqui na Planeta Gundam temos uma entrevista com Yoshiyuki Tomino e Hideaki Anno, e em dada situação esse mesmo assunto veio a tona, na época, o assunto era o porquê de Katejina não ter morrido na série de Victory Gundam (A entrevista e de julho de 1994) a pergunta feita por Anno foi muito bem abordada por Tomino, que disse o seguinte:

Anno: Não achei relevante cegá-la (Sobre Katejina). Fazer isso toma o foco principal desse clímax. Se ela sobrevivesse, poderia ter perdido um braço ou uma perna…

Tomino: Estas opções violavam códigos da TV, então nós descartamos. Além disso, foi por esse motivo que nos limitamos a sugerir que ela talvez não enxergasse mais. E ainda, o lado de Uso também merecia punição, por isso não seria surpreendente se ele perdesse um braço ou algo do tipo. Muito embora, nesse caso, eu queria criar imagens mais artísticas neste momento, mas elas não seriam aprovadas. Haviam outras ideias para isso, mas todas elas teriam afastado instintivamente a audiência. Anno: Seria perturbador para eles.

Tomino: Era bem isso que eu queria. Se eu tivesse punido os dois, ela perdendo a visão não teria ficado deslocado como você me descreveu... Anno: Ficou parecendo forçado.

Tomino:… E você poderia ter aceitado mais facilmente. Eu imaginei que fazê-lo com qualquer um deles me traria problemas, e que eu não seria capaz de lidar com esse tipo de cena corretamente, então me foquei na Katejina.

Anno: No romance, Katejina se queima. Eu prefiro assim.

Tomino: Gostaria de ter feito isso, mas é completamente tabu na TV. Além disso, quando refletimos sobre o quanto desse tipo de cena é aceita por este público, fica claro que eles preferem coisas mais leves…

A entrevista completa estará logo a baixo, mas como visto nesse trecho, podemos ver que Tomino já tem total noção do horário que sua história vai ser exibida e junto a isso o publico que o assistirá. E portanto, modificações foram feitas para que o publico não ficasse tão chocado com algumas situações, mostrando que sim, a equipe e o estúdio tem que ter esse tipo de informação para se trabalhar, ou algo assim pode acontecer. Vale lembrar que Yoshiyuki Tomino e FAMOSO por matar personagens, não importando idade e nem gênero, mas até mesmo ele respeita os horários impostos e ainda mais o publico para qual ele está fazendo a história.

Por: Exia

Redes Sociais