Gunplas
Guia do Builder Iniciante 001: O que é Gunpla? O que são Escalas e Grades?
segunda-feira, 7 de setembro de 2020 às 3:36

Próximos Episódios
Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Série

Outubro de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie IV - Gekitou ni Sakebu Ai
Filme

22 de Julho de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie V - Shisen wo Koete
Filme

5 de Agosto de 2022

Parceiros
Sobre o Autor: Laranja

É o cara dos Gunplas do Planeta Gundam. Conheceu a franquia Gundam ainda muito pequeno, com Gundam Wing na TV. Entrou de cabeça no mundo dos Gunplas em 2016, com um HG do Gundam 00 que agora pega poeira guardado em uma gaveta.



E aí pessoal, Laranja aqui! Hoje vamos começar uma nova série que vai ser um guia básico para iniciantes em Gunpla! Começaremos pelas perguntas mais básicas para quem deseja iniciar no Hobby: o que é gunpla e o que são escalas e grades?

Gunpla é a forma abreviada de “Gundam Plastic Models”, ou seja, modelos de plástico de Gundam. É uma série de kits de plastimodelismo feita pela Bandai baseada na franquia Mobile Suit Gundam que foi lançada em 1980, um ano após o início da exibição do primeiro anime da franquia.

Os kits se destacam de outros tipos de plastimodelismo por serem modelos muito articulados e que não necessitam de cola para serem montados, além do fato de que eles não necessitam de pintura pois, em sua grande maioria, já vem moldados nas suas cores corretas.

Fazendo uma observação aqui, ultimamente tem surgido muitas pessoas com dúvidas em relação a "outras marcas". Gunpla é feito somente pela Bandai, essas outras marcas são kits piratas e nós não recomendamos. Se quiser comprar, vá por sua conta e risco.

Os modelos vem em três escalas principais, sendo elas: 1/144, 1/100 e 1/60. Além dessas, alguns poucos kits são lançados em escalas diferentes, mas vamos nos focar nessas três para este guia por serem as mais populares e que tem mais kits lançados.

Mas Laranja, o que são as escalas e os grades que o pessoal tanto fala?

Calma pequeno gafanhoto, já vamos chegar lá.

Antes de falarmos sobre os grades, precisamos dar uma breve explicação e definição do que são as escalas de fato.

A escala é, basicamente, o número pelo qual o tamanho real do Mobile Suit será dividido para chegar ao tamanho dele em sua versão gunpla.

Por exemplo: O RX-78-2 Gundam tem 18 metros de altura, então um kit dele na escala 1/144 terá, mais ou menos, 12,5 cm de altura pois, 18 metros dividido por 144 é 0,125m, convertendo isso para centímetros chegamos ao número 12,5cm.

Bem simples, né?

Agora vamos aos famosos Grades.

Se você já chegou a ver algum material sobre Gunpla, você provavelmente se deparou com as nomenclaturas High Grade (ou HG), Real Grade (ou RG), Master Grade (ou MG) e Perfect Grade (ou PG).

Essas são as categorias de complexidade dos kits. Junto das escalas, elas indicam o que esperar de um determinado modelo com relação a quantidade de peças, separação de cores (ou seja, se as peças já vem nas cores corretas ou se temos adesivos para corrigir algumas cores), se o kit tem ou não um esqueleto interno (ou Inner Frame), articulação, preço, etc.

Agora vamos a uma explicação de cada um dos 4 grades mais populares, que tem mais kits lançados e são mais fáceis de encontrar por aí:

High Grade (HG) - HG é a linha que tem menos complexidade e o menor preço dentre as 4 linhas principais de kits. Os modelos são, em sua maioria, na escala 1/144 e tem uma boa articulação, além de contarem com uma boa separação de cores apesar de alguns terem a necessidade do uso de adesivos de correção de cores. A grande maioria dos Mobile Suits da franquia são lançados nessa linha, sendo bem difícil encontrar algum MS que não tenha um kit HG.

Real Grade (RG) - É uma linha de kits em escala 1/144 que tem como objetivo mostrar como seria o design dos Mobile Suits se eles estivessem no mundo real, daí vem o nome da linha. Foi lançada na comemoração de 30 anos da franquia, com seu primeiro modelo sendo baseado no design da estátua do RX-78-2 em tamanho real que foi montada em Odaiba, no Japão. Os kits tem uma complexidade bem mais elevada com relação aos HGs, contando com um esqueleto interno que proporciona um alto nível de articulação, uma ótima separação de cores, muitos detalhes e muitas (muitas!) peças pequenas. Os kits mais recentes da linha chegam até a serem comparáveis aos Master Grades, porém em escala reduzida.

Master Grade (MG) - Essa é a linha mais popular entre os builders veteranos, são kits em escala 1/100 muito detalhados, com inner frame completo (alguns até mesmo com inner frame com alto nível de detalhes) e ótimas articulações que dão a possibilidade de fazer várias poses diferentes com os kits. Além disso, os modelos vem com muitos acessórios e são cheios de gimmicks, ou truques, como partes de armadura que se abrem e/ou se movem, um cockpit com figura do piloto dentro e coisas do tipo.

Perfect Grade (PG) - São o suprassumo dos kits de Gunpla, como o nome já diz. Modelos em escala 1/60 com nível extremo de detalhes, articulação e gimmicks, trazendo tecnologia de ponta. Por serem grandes e terem muitas e muitas peças, são os kits mais caros dentre as linhas mais conhecidas.

Fora essas linhas principais, temos também várias outras linhas com menos kits lançados que não são tão conhecidas e nem tão importantes de serem abordadas nessa primeira parte, então falaremos sobre elas em um próximo artigo.

Bom, essa foi a primeira parte do nosso Guia do Builder Iniciante! O que acharam? Já tem algum kit ou grade em mente para começarem? Deixem aí nos comentários!

  • Estão procurando um lugar para conversar sobre Gundam e Gunpla, tirar dúvidas e fazer novas amizades? Entrem no nosso Discord!

  • Visitem o canal do nosso amigo Febre Gundam

  • Entrem no r/GunplaBrasil, a nossa comunidade brasileira de Gunpla no Reddit!

  • Nosso Twitter é @planetagundam

  • Acompanhem nossas lives no Youtube!

Redes Sociais