Char é o fundador, idealizador, developer e as vezes escreves artigos para a Planeta Gundam. O primeiro contato com a franquia foi em 2009, depois de ter jogado Gundam Musou 2 (Dynasty Warriors Gundam 2) para PS2.
Qualquer fã de Gundam é capaz de reconhecer essa criaturinha que, na maioria das vezes é verde, e que é tão antiga quanto Char, Amuro, RX-78 ou Zaku. Haro é um dos símbolos mais reconhecidos de Gundam internacionalmente, e olha que ele não é um Mobile Suit. Caso você seja um fã mais novo, que não reconheça ou que não tem idéia da grandeza deste símbolo, Haro é para Gundam o que Pikachu é para Pokémon.
Quem nunca sonhou ter seu próprio? A resposta é bem simples: muitos fãs. Por este motivo, a Bandai Namco, a IBM e a VAIO estão trabalhando juntas para realizar este sonho, que praticamente já tem data para se tornar realidade.
O robozinho verde faz praticamente tudo que o do anime faz, menos pular, claro. Ele tem um corpo esférico de 19 cm, gira, brilha os olhos, brilha a boca, braços, pernas e orelhas pra fora ou para dentro. Como bônus, se você souber falar japonês fluente, poderá conversar com ele sobre Gundam, graças às tecnologias de inteligência artificial da IBM, uma das líderes do mercado neste ramo.
Durante uma demonstração, o apresentador perguntou ao Haro uma das perguntas mais clássicas de Gundam: quem venceria uma batalha entre um RX-78 e um Zaku? Sem surpresas, Haro respondeu que o Gundam venceria. Além disso, Haro sabe tanto que, se você conversar com ele sobre Char Aznable, ele dirá que o Sazabi é três vezes mais rápido que o Zaku. Se você quiser mais, Haro pode te fazer um quiz para saber o quanto você sabe sobre Gundam. Você pode perguntar também que dia é e que horas são, mas apenas se você conectar ele ao seu smartphone via bluetooth.
Haro is the recurring mascot in the Gundam anime series. Next year, you'll be able to get a lifelike version of it. pic.twitter.com/OCHRIxcgwr
— Engadget (@engadget) October 3, 2017
Apesar de já fazer coisas incríveis, não pense que o Haro poderá substituir famosas assistentes pessoais como Alexa, Cortana ou Siri. O objetivo da Bandai é que ele seje o mais fiel ao anime possível.
A voz do Haro é feita pela Satomi Arai, que não é a voz original no anime de 1979, mas é a voz dos filmes de compilação de Zeta Gundam e de The Origin. E aí, o que acharam?
Via Engadget