Analise
Combate mortal: Penélope Gundam vs Xi Gundam
segunda-feira, 21 de junho de 2021 às 16:10

Próximos Episódios
Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Série

Outubro de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie IV - Gekitou ni Sakebu Ai
Filme

22 de Julho de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie V - Shisen wo Koete
Filme

5 de Agosto de 2022

Parceiros
Sobre o Autor: EXIA

Fã desde 2011 Conheçeu Gundam atraves de revistas especializadas em animes, sendo o primeiro Gundam que assistiria seria Gundam SEED.



E aí pessoal, tudo bom com vocês? Aqui é o Exia, e hoje vamos embarcar na nossa boa e velha batalha mortal. E como o filme FINALMENTE teve a sua estreia nos cinemas, e já tem data marcada para chegar aqui no Brasil. Nada melhor que olharmos de perto quem vai ganhar. De um lado, a máquina símbolo da luta do grupo Mafty, o Xi Gundam, e do outro, um mostro da Federação, o Penélope Gundam, vamos conferir?

Explicando novamente, aqui não trago dados sobre os pilotos nas batalhas mortais, apenas dados sobre os Mobile Suits, ok? Sem mais enrolações, vamos conhecer um pouco mais dos Gundams!

Sendo ambos da mesma época, em U.C 0105 temos máquinas robustas com um poder de fogo esmagador, com o melhor que se tinha a oferecer. Enquanto o Xi Gundam foi baseado em seu rival Penélope, este, por sua vez, traz uma combinação de diferentes Mobile Suits que foram desenvolvidos com o passar dos tempos, a se destacar alguns modelos, como o MSZ-006 Zeta Gundam e MSZ-010 ZZ Gundam, que são claras influências. Com certeza será uma batalha acirrada.

Penélope RX-104FF

  • Tipo de unidade: Protótipo de Mobile Suit transformável de uso geral
  • Altura da cabeça: 26,0 metros
  • Altura total: 32,5 metros
  • Peso base: 36,4 toneladas
  • Peso total: 112,0 toneladas
  • Gerador de força: 4.050 kW
  • Potência do propulsor do foguete: 168.000 kg
  • Sistemas de voo: Uma unidade de voo Minovsky de ombro, uma unidade Minovsky traseira, duas unidades Minovsky nas pernas.
  • Blindagem: Liga Gundarium
  • Sensores: 32.000 metros
  • Equipamentos: Barreira antirraios incompleta
  • Armamentos: Canhão vulcan x2, canhão de mega partículas / sabre de feixe x2, rifle de feixe x1, míssil de funnel x34, escudo (canhão de mega partículas, sabre de feixe, míssil x16 acoplados) x1

Conhecendo a máquina

Sendo uma versão Full Armor do Gundam RX-104 Odysseus, com a unidade de voo seu pack final, o Penélope faz parte da chamada 5° geração de Gundams desenvolvidos pela Anaheim Electronics. Ele também foi o primeiro Mobile Suit a vir equipado com o chamado Minovsky Flight, um sistema que utiliza as partículas Minovsky para dar mais mobilidade as máquinas em gravidade terrestre, tornando-o assim, um MS extremamente ágil e rápido em combate. Apesar de ter incríveis 32 metros, seu tamanho não é sua desvantagem, podendo alcançar velocidades incríveis com o seu modo de voo, ele é praticamente um ZZ Gundam em tamanho, mas com a mobilidade e transformação de um Zeta Gundam (incrível!). Suas armas não ficam para trás, seus armamentos são pura força destrutiva, além da nova arma chamada mísseis funnels, que são mísseis teleguiados através do sistema Psychommu. Sim, esse mesmo, o que o torna ainda mais ameaçador.

RX-105 Ξ (Xi) Gundam

  • Tipo de unidade: Protótipo de Mobile Suit de uso geral
  • Altura da cabeça: 26,0 metros
  • Altura total: 28,0 metros
  • Peso base: 32,0 toneladas
  • Peso total: 80,0 toneladas
  • Gerador de força: 3.980 kW
  • Saída do propulsor do foguete: 160.000 kg
  • Propulsão: Emissores Minovsky Craft, localizados nas pernas da unidade
  • Blindagem: Liga Gundarium
  • Sensores: 30.000 metros
  • Equipamentos: Barreira de feixe
  • Armamento: Canhão vulcan x 2, sabre de feixe x 2, rifle de feixe x 1, canhão de feixe mega x 2, lançador de mísseis de 3 tubos x 2, lançador de mísseis de 3 tubos x 2, míssil de funil x 10, escudo x 1

Conhecendo a máquina

Sendo o último Gundam do projeto Zeta proposto pela Anaheim Eletronics, o Xi Gundam é uma versão mais compacta do Penélope, e por ter sido desenvolvido secretamente para o grupo terrorista da Mafty, ele tem sim algumas vantagens. Ao contrário de seu rival, Penélope, ele não precisa de uma unidade de voo à parte para se locomover em velocidades supersônicas, pois também possui o sistema Minovsky Craft, este já embutido no próprio Gundam. Esta é basicamente a diferença mais relevante entre eles, já que os armamentos são praticamente os mesmos. Que vença o melhor!

Analisando os Mobile Suits

Vamos começar com a blindagem e resistência dos Gundams. Como veremos mas adiante, ambas as máquinas tem praticamente as mesmas especificações com relações a armamentos, então em termos de defesa podemos concluir que quase não existe diferença, ambos possuem escudos e campos anti raios, mas contra mega canhões poderosíssimos, o máximo que eles aguentariam, seriam um disparo para inutilizarem os escudos ou o I Field, então aqui temos um empate logo de cara.

Tecnologia

Vamos analisar agora as tecnologias desses dois monstros? De um lado, temos o Penélope Gundam que possui uma unidade voadora que aumenta e muito sua mobilidade. Essa unidade que é acoplada ao Odysseus Gundam possui vários emissores do Minovsky Craft, que melhoram consideravelmente sua velocidade. Este equipamento também pode assumir o modo jato, assim como o Zeta Gundam. Em comparação, o Xi Gundam se mantêm com mobilidade própria, por ser tratar de um Gundam completo sem a necessidade de depender de auxílios externos. Seu sistema Minovsky Craft é embutido no próprio Gundam, portanto, mesmo sem ter uma unidade FF ele ainda alcança velocidades praticamente iguais aos de seu rival nesta batalha. Fora isso, ambos possuem o sistema Psychommu, para controlar os mísseis funnels, e também possuem um I Field que é usado tanto para defesa, quanto para gerar uma espécie de vácuo junto ao MC para ter mais velocidade. Com base nestas informações, eu considero mais um empate, pois, como já foi dito, o Xi Gundam foi desenvolvido em cima do projeto do Penélope Gundam, então, logicamente, teríamos vários fatores que se igualariam neste quesito.

Estando 2 x 2, vamos passar para a parte de armamentos. Aqui também será uma disputa muito acirrada, podendo ter mais um empate. Observem nas fichas descritas acima de ambos os Gundams e vejam que seus armamentos são 90% iguais. Há uma leve desvantagem para o Xi Gundam, que possui mais mísseis que o normal, tendo 3 tubos de lançamento nos braços, e duas nas pernas, além de seu estoque de mísseis funnels em suas costas. Em contra partida, o Penélope tem um canhão a mais que o Xi Gundam, tendo dois canhões de mega partículas, com mais um em seu escudo, que aliás, possui muito mais que apenas um canhão escondido. Tendo mais um sabre de raios e um conjunto de mísseis, o Penélope consegue entregar mais poder de fogo contra seu rival, que pode ter seus mísseis neutralizados com mais facilidade, já que em termos de rifles de energia e mega canhões, ambos possuem potências parecidas. Sendo assim pelo fato do Xi Gundam ter mais mísseis, e estes serem mais fáceis de serem destruídos, dou a vitória para o Penélope Gundam.

Vamos agora para a mobilidade de ambos, a fase final de nossa análise. É aqui que vamos ver se o Penélope ganha este combate ou empata contra o seu sucessor, o Xi Gundam Sem muita enrolação já destaco que o Penélope tem uma desvantagem específica, até certo ponto grave, em sua mobilidade, e que pode afetar o restante dos quesitos, como resistência e armamentos. Quando falamos na mobilidade do Penélope Gundam, temos que lembrar que esse é o nome dado a esta unidade quando está equipada com tudo a que tem direito, portanto é uma versão Full Armor do chamado RX-104 Odysseus Gundam. Por ser um FA, já vejo uma desvantagem, uma vez que o Odysseus Gundam é apenas um Gundam mediano que possui resistência e armas padrões de um MS comum, e seria facilmente derrotado pelo Xi Gundam, que não depende de um kit externo para ter a mobilidade e poder de fogo que tem. Vamos aos fatos, esta unidade FF detêm todos os equipamentos necessários para ter uma luta à altura do Xi Gundam, desde seus sistemas Minovsky Craft, sua transformação em modo jato, além de seu I Field, e armamentos mais pesados como os mísseis funnels, e mega canhões, mas tudo isto está na unidade de voo, que pode ser gravemente danificada durante um duro combate contra uma unidade de alto calibre como o Xi Gundam. Sem esta unidade de voo, ele é apenas um Gundam sem muito a oferecer contra a máquina monstruosa que é o RX-105. Se este aplicasse um ataque fatal à unidade de voo de seu rival, sua vitória seria certa, o que eu considero ponto para o Xi Gundam nesta disputa.

E com este placar de 3 x 3, temos o nosso primeiro empate na batalha mortal! Deixem nos comentários o que vocês trariam para a mesa para tentar desempatar essa batalha. Até a próxima!

Redes Sociais