Fã desde 2011 Conheçeu Gundam atraves de revistas especializadas em animes, sendo o primeiro Gundam que assistiria seria Gundam SEED.
Comentando um pouco dos dois, ambas as máquinas citadas foram extremamente importantes na guerra de um ano por se tratarem de MS de produção em massa, e visando justamente isso, tanto Zeon quanto a Federação buscaram ao máximo a combinação de desempenho a baixo custo. Esses dois MS se sairão tão bem na guerra de um ano que praticamente se tornaram referências para a criação de várias outras variações de Mobile Suits.
Número do modelo: RGM-79
Conhecendo a máquina
Sendo implementado no meio da guerra de um ano, o RGM-79 surgiu dos dados obtidos do Gundam RX 78-02, e a partir dai, uma versão manufaturada do Demônio branco da federação surgiu. No geral tudo no GM foi fabricado para ser um Gundam a baixo custo, sua blindagem apesar de não ser nem de Gundanium e nem de Titânio lunar, e feita com uma liga refinada de Titânio, reduzindo um pouco a sua defesa, mas ganhando em redução de peso e mobilidade. Por fim, por se tratar de uma unidade de produção em massa e ser basicamente uma unidade “pelada”, isso permitia a Federação gerar vários modelos para combates específicos, como dentro da água e também combates a longa distância.
Número do modelo: MS-06F Codinome: Zaku II
Conhecendo a máquina
Criado pela Zeonic Company, o MS-06F ou simplesmente Zaku II, e assim como seu nome diz, uma versão melhorada do MS-05B Zaku I, feito também pela Zeonic Company, e foi empregado ate mesmo antes do início da guerra de um ano, e durante toda a guerra em questão. Assim como o GM, o Zaku II feito sobre melhoras do Zaku I, o que o deixou extremamente versátil para qualquer tipo de terreno. Sua blindagem e feita de uma liga de metal superpesada, trazendo assim uma boa resistência, mas tendo uma pequena desvantagem sobre mobilidade de seu rival GM. Assim como o MS da federação, o Zaku II também e uma unidade que possui variações muito grandes dentro da própria guerra, pois como já comentei acima, o propósito de uma unidade de produção em massa e você ter uma máquina boa, e que possa ser modificada a medida do necessário.
Logo de cara já nos deparamos com o fato de que, como ambas as unidades são de produção em massa, elas teriam limitações técnicas, afinal o assunto aqui e gastar menos possível e ainda sim ter uma arma poderosa no campo de combate. Em termos de resistência, o Zaku II leva a melhor, por ser feito de uma liga bastante resistente ele claramente consegue suportar mais ataques que um GM, que apostou em uma blindagem mais leve. Falando em leveza, temos o quesito mobilidade, e que, justamente por ser mais leve, o GM leva esse ponto. Sendo mas leve ate mesmo que o próprio Gundam, fez com que o GM alcançasse algumas marcas ate mesmos melhores que o famoso Gundam, por questões de mobilidade, coisa essa que por ser um pouco mais pesado, o Zaku não consegui levar essa.
Tecnologia
Em questões de tecnologia aplicada em ambos os MS, claramente o computador de aprendizagem herdado do Gundam leva a vantagem contra o Zaku II. Pelo simples fato de o Zaku ter sido implantado antes mesmo da guerra começar, muitos acharam que a experiência adquirida seria superior, mas não. Uma vez que o GM foi colocado em campo já com uma experiência enorme de combate graças ao Gundam, o MS já sabia como se comportar em certos combates e terrenos. Para exemplificar, enquanto o Zaku precisava ser atualizado a cada situação que ocorria, o GM já possuía essa vantagem, pois os dados gerados pelo Gundam já estavam dentro de seus sistemas facilitando para o piloto.
Armamentos
Por fim chegamos a questão de armamentos de ambas as unidades, afinal, de nada adianta se eles não tem armas eficientes para o combate certo? Com isso em mente após analisar o armamento dos dois MS posso concluir que a uma ligeira vantagem para o MS da Federação, pelo simples fato de ele ter duas armas de raios. Quem conhece as histórias de Gundam sabe muito bem que uma arma de raios e muito mais letal que armas de munição física/cinética. Um pequeno exemplo disso e, caso alguém dispare um míssil contra um GM um simples disparo, mesmo que de raspão e mais do que suficiente para destruí-lo, e isso também serve para tiros de metralhadoras e granadas. Sendo assim, para mim, o Zaku II que infelizmente só possui armas de munição física, como metralhadoras e bazucas podem ser interceptadas com muita facilidade pela spray gun de um GM, dando assim mais um ponto para ele.
E ai pessoal, o que acharam dessa disputa? Se gostaram da postagem vocês podem pedir a próxima batalha de MS, e só colocar nos comentários!
Fonte das specs dos MS: https://www.mahq.net/
Nosso Twitter: @planetagundam
Discord: https://discord.gg/6kE3mnG
Acompanhe nossos bate-papo no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCzQFkHsGrOOVlNh8C3nOPDA/featured
Gunplas é com o Febre Gundam: https://www.youtube.com/channel/UC49TYxyrRKR3Fau327IMUKA