Analise
Char's Counter Attack em analise: Como Neo Zeon conseguiu perder o conflito contra Londo Bell?
quinta-feira, 28 de maio de 2020 às 21:00

Próximos Episódios
Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Série

Outubro de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie IV - Gekitou ni Sakebu Ai
Filme

22 de Julho de 2022

Gundam: G no Reconguista Movie V - Shisen wo Koete
Filme

5 de Agosto de 2022

Parceiros
Sobre o Autor: EXIA

Fã desde 2011 Conheçeu Gundam atraves de revistas especializadas em animes, sendo o primeiro Gundam que assistiria seria Gundam SEED.



E aí pessoal! Tranquilos? Aqui é o Exia, e hoje vou trazer pra vocês um post diferente, onde analisarei acontecimentos que ocorreram na franquia Gundam. Para isso dividirei a postagem em dois ou mais tópicos principais, dependendo do assunto abordado, ok? Neste caso em específico, vamos ter o antes do conflito, e o durante o conflito, cada um deles pode ter vários subtópicos para explicar eventos que aconteceram durante uma dessas duas partes dos acontecimentos, e que deve ser aprofundada, ok? Antes de mais nada, peço que deixem as suas opiniões nos comentários sobre o que acharam deste tipo de postagem, se querem ver mais dela, e se querem ver outras análises de alguma série em especial. Sem mais enrolações, vamos nessa!

O escolhido para essa primeira análise será, nada mais, nada menos, que o filme Mobile Suit Gundam: Char’s Counter Attack, que para muitos é a melhor história que temos de Gundam desde sempre. Eu analisarei a seguinte situação: Como Neo Zeon conseguiu perder o conflito contra Londo Bell? É isso que vamos ver! Um aviso importante: alerta de Spoilers!

Capa deste filme incrível que foi lançada em 4K

INTRODUÇÃO

As forças de Neo Zeon, que uma vez estavam sobre o comando de Mineva Lao Zabi e Haman Karn, passaram a ser comandadas pelo grande nome dentro dos spacenoids, Char Aznable, que, como novo líder, só tinha um plano, obrigar a raça humana a migrar 100% para o espaço. Para isso, sua estratégia foi jogar asteroides no planeta para forçar um inverno nuclear rigoroso. Em contra partida, temos a Londo Bell, uma força autônoma da Federação que foi criada para reprimir qualquer tipo de ação terrorista que possa ocorrer no espaço e na Terra. Eles serão os principais responsáveis por tentar impedir os planos de Char, até por que, dentro desta força temos dois soldados extremamente fortes, dos quais falaremos mais tarde.

ANTES DO CONFLITO

Vamos começar comentando algumas situações que podem ter gerado muito impacto dentro do conflito de Neo Zeon, por mais que tenham acontecido há certo tempo atrás. Quando estamos a falar de qualquer exército ou remanescente das forças do Principado de Zeon sempre é bom relembrar.

13 anos se passaram desde o fim da OYW (Guerra de um ano), e dentro dela ocorreu o início da tecnologia dos MS nos Gundams de U.C, o que, sobretudo, mudou o estilo de como as guerras eram travadas. Mas apesar de Zeon ter saído na frente na parte tecnológica, eles não foram capazes de vencer a guerra, gerando assim uma onda de medo e discriminação nos habitantes da Terra, e no alto escalão da Federação, devido as atrocidades cometidas durante o conflito, (como o massacre de uma colônia inteira com gás, para depois jogá-la na Terra, diminuindo drasticamente a população humana).

Tudo isso porém estava prestes a se repetir, pois a E.F.F (Forças da Federação da Terra), não acreditaram nas ameaças que foram feitas, três anos depois do fim da guerra, pelo Almirante Delaz, que viu uma oportunidade nos atos ingênuos dos federais, e com o que sobrou de sua frota conseguiu: roubar um Gundam, destruir mais da metade das tropas que estavam estacionadas em Luna II, e, por fim, lançar mais uma colônia na Terra. Achou muito? Eu também.

Esse foi o choque que a Federação precisava para tomar uma decisão mas drástica. Mesmo com receio de que, se envolvendo em mais uma guerra ou conflito, mais revoltas pelas colônias pudessem surgir, as forças federais, com o raciocínio “Isso não acabará ate que o último remanescente de Zeon seja varrido”, decidem criar uma força autônoma, os Titans. Caçar e eliminar qualquer ato suspeito de terrorismo ou revolta era o objetivo das forças dos Titans, e que, ao público soava como atos de ditadura da Federação. Com tal repressão, surge a A.E.U.G., um grupo formado para combater a tirania que estava sendo implantada. O conflito entre as duas termina com a derrota dos Titans, e junto com sua derrota, a imagem da Federação, que já não estava boa, despenca, o que abre espaço para que o exército de Neo Zeon de Haman Karn despertasse, e começa-se a invadir a Terra e as colônias com facilidade... ou, pelo menos, era para ser. O que eles não esperavam, era que um grupo liderado pelos remanescentes da A.E.U.G aparecesse, as crianças de Shangri-la conseguiram repelir o que sobrou das forças de Neo Zeon.

  • Aqui vemos a trupe de Judau pronto para o embate final contra Neo Zeon de Haman Karn.

E quando me referi ao que sobrou, me refiro a traição de Glemy Toto, um dos oficiais de Haman que detinha grande parte da frota sobre seu comando, e que por influência (ou não) de alguém, decidi tentar tomar o controle, que acaba falhando, levando assim a outra metade das tropas de Neo Zeon. Um ponto importante e que logo acima comentei de que ele teria sido influenciado por alguém, e de fato pode ter mesmo acontecido. Não e mostrado no anime, mas podemos pensar que Glemy possa ter sido agido sim por instrução de alguém que conhece Haman e seus planos, e que também deva ter conhecido um pouco da verdadeira história de Glemy. Tal pessoa pode muito bem ter sido o próprio Char Aznable, que ate então estava desaparecido desde o combate final contra os Titans, ele pode sim ter surgido para dar pequenas dicas para o jovem. Tais conselhos não seriam um ponto sem nó, pois tirando Haman do poder ele poderia fazer o que bem entender com Minerva, por se tratar de uma criança, e também se livrar de Glemy que de acordo com algumas especulações poderia ate mesmo ser um filho ilegítimo do comandante supremo Ghiren Zabi, ate então não existiria melhor maneira de se livrar de um rival forte como Haman que estava no poder e ainda tirar de jogada uma pessoa que poderia lhe dar algum trabalho no futuro.

Supostamente, assim aconteceu, e Char assume o poder de forma extremamente discreta e sem alarde, logo após a derrota de Neo Zeon.

Até aqui temos o resumo dos acontecimentos. Zeon, na maioria das vezes, consegue uma certa vantagem, mas por problemas externos ou internos, acaba não conseguindo dar continuidade aos planos. Planos esses que acabam manchando a reputação dos spacenoids (pessoas que moram no espaço), e a Federação, que poderia usar desta situação a seu favor, consegue pelo contrário, se sair pior que Zeon, tomando decisões extremamente controversas, e que arruínam ainda mais sua imagem, deixando assim o caminho da indignação e incerteza, que Char vai saber usar muito bem.

DURANTE O CONFLITO

Enfim, chegamos ao tão aguardado segundo conflito contra Neo Zeon, onde desta vez temos o grande Char Aznable como comandante supremo, sem tirar e nem por. Aqui, Char é praticamente a cabeça por trás das ações politicas e também das estratégias de combate de seu exército, mas vamos falar um pouco sobre as ações da Federação, que aqui serão de grande importância para o desenrolar da história. Logo no início vemos Char se revelando mais uma vez para o mundo, e seus planos de colocar a Terra em um inverno profundo, Bem simples na verdade, e de fato e, com a ajuda de algumas ações da federação, de que falaremos agora.

FEDERAÇÃO SEMPRE DANDO BOLA FORA…

Pra quem conhece e já assistiu as séries de U.C ,sabe bem que a Federação sempre arranja um jeito de piorar as coisas. Lembram quando eu disse que depois de inúmeros conflitos, eles ficam bastante apáticos, sobretudo com um certo medo de que, qualquer coisa que eles fizessem com os habitantes das colônias espaciais fosse desencadear uma revolta? Eles então, mais uma vez, decidem criar uma força autônoma para proteção geral, e eis que nasce a Londo Bell, tendo seu comandante principal o famoso capitão Bright Noa, um dos heróis da guerra de um ano, que também combateu os Titans ao lado da A.E.U.G, e durante a primeira invasão de Neo Zeon, guiou os jovens de Shangri-la até o ponto decisivo da história, quando então decide se retirar do conflito, e deixar tudo a cargo deles.

Assim como ele fez em toda a sua história em Gundam, Bright mais uma vez confia nos lendários Newtypes para resolver a situação.

Isso não é mostrado e nem dito em Gundam ZZ, mas é quase certeza que Bright se retira do combate já para assumir o seu posto nas forças da Londo Bell que estava pra nascer. Diferente dos Titans, a Londo Bell já chega com Bright como diferencial, pois é liderada por um herói de guerra, alguém justo, que combateu até mesmo seus próprios superiores durante o conflito de Gryps, tornando-o uma peça fundamental para que, tanto as pessoas que moram no espaço, quanto os soldados, se sentissem confortáveis em meio à tudo. Junto com ele, veio outro grande nome que volta ao campo de batalha, a lenda Amuro Ray, trazendo a experiência de combate com MS para a frente da Londo Bell, dando assim uma folga para que Bright possa pensar com mais calma qual estratégia tomar durante futuros combates. Bom, falamos um pouco sobre a Londo Bell, que é a parte boa disso tudo, porém como estávamos comentando, quando a E.F.F faz uma coisa boa, ela faz duas ruins, e aqui não foi diferente. A Federação sabia que não poderiam subestimar Char, pelo fato de que, além de toda a experiência que ele adquiriu com o tempo, ele voltou trazendo o seu verdadeiro nome e assumindo os ideais de seu pai Zeon Zun Deikon, provando que não faria ameaças vazias, mas mesmo assim, os federais decidiram fazer pouco caso, e deixaram tudo a cargo da Londo Bell. Tal missão não tinha como dar certo, pois o contingente das forças da Londo Bell não chegavam a nem metade do que os Titans foram um dia, tornando a busca por Char muito mais difícil. A missão termina sem sucesso e o comandante supremo faz seu movimento, conseguindo jogar um asteroide de pequena/média proporção em uma base da federação em Lhasa no Tibet. Temendo uma retalhação maior por parte das tropas de Neo Zeon, a Federação bola um tratado de paz brilhante. Neo Zeon compraria o asteroide Axis, e em troca desarmaria suas tropas em troca da paz. Que engenhoso! Vender um dos maiores asteroides ou talvez o maior que temos para um exército que quer jogar asteroides no nosso planeta! É claro que isso não saiu barato, pois uma imensa quantia de ouro foi necessária para comprar tal asteroide, e todos sabemos que burocratas corruptos adoram dinheiro, e fizeram disso o valor de suas aposentadorias.

Vamos ao ponto aqui: a Federação, com medo do povo das colônias, cria uma força com nome o suficiente para que as pessoas confiem em parte nelas, mas comete deslizes muito grandes, ao subestimar os planos de Char, não dando as devidas atenções para o caso, e acima de tudo, vendem o asteroide Axis para os seus inimigos sobre um tratado que somente os mais ingênuos ou cegos (no caso deles, pelo ouro ofertado), não desconfiariam que seria quebrado, Ou seja, os próprios Federais criaram o terreno desvantajoso para seu problema, no caso, para a Londo Bell, que por mais que se tenha bons soldados não pode fazer muito.

O EXCESSO DE CONFIANÇA DE CHAR.

Dito isto sobre a Federação, agora vamos ver os pontos que ajudarão Neo Zeon a perder esse conflito. Um deles, e talvez o mais grave, é o fato de Char tomar 95% das rédeas de toda a operação. Desde discursos políticos, ate estratégias de guerra, Char fez tudo neste combate, até mesmo partir para o campo de batalha, coisa que geralmente acontece somente quando há falta de pessoal, ou falta de pessoas experientes. No caso de Neo Zeon, seria mais a segunda opção. No âmbito de estratégias, Nanai Miguel auxiliava Char nas tarefas, mas por ser uma cientista e não estrategista militar, sua ajuda valia pouca coisa. Nas linhas de combate ele se dispunha de poucos Áses para controlar a situação. Dentre eles, somente o que se destaca, seria a piloto Rezin. Outro piloto a se destacar era Gyunei, que, apesar de ser um piloto muito bom, deixava a desejar pelo fato de ser muito jovem, e mentalmente instável por ser um cyber newtype. Isso é mostrado quando, durante todo o filme, ele parece ter uma rixa pessoal contra Char, e tenta a todo tempo ser melhor do que ele, o que é claro, não acaba bem.

Tentando suprir esse lado inexperiente de seus soldados, Char parte para um plano ousado - para não dizer maluco. Ele recruta Quess Paraya, filha do vice-ministro da Federação, para ser parte de suas forças. Uma garota rica, de 13 anos e que, pelo simples fato de ser uma Newtype, Char julga que ela será de grande ajuda em suas batalhas. Com base nisso ele decide dar a ela a máquina mais forte de seu exército.

Ação essa que dificilmente daria certo, por que, por mais que ela fosse uma newtype, e demostrasse certa aptidão, ainda não passava de uma criança inexperiente, que foi jogada de paraquedas no conflito. O resultado desta “audácia” é mostrado na imagem abaixo.

Por fim, também temos um erro que, na minha opinião, não deveria ter sido cometido, Char vazou intencionalmente o projeto dos psycho frames para as forças de Londo Bell, fazendo com que Amuro fizesse um update bastante forte de seu Gundam. “Seria uma vitória vazia se você tivesse um Mobile Suit de segunda”, estas foram as palavras de Char durante seu confronto com Amuro, que retruca logo depois, chamado-o de arrogante.

O que, sinceramente falando, foi uma jogada muito ruim por parte dele, uma vez que ele não teria o conhecimento do tipo de unidade que estava sendo criada, dando assim vantagens para o inimigo. Agora, analisando os MS de ambos, Char e Amuro, lanço uma pergunta para vocês. Os psycho frames fizeram tanta diferença assim no conflito geral e no combate final entre eles? A resposta para isso seria sim e não, sendo o sim, de que ele foi útil no conflito em si, e não, no combate final. O grande fato que não tem como ser discordado é que, sem os psycho frames, o asteroide jamais teria sido puxado de volta para o espaço, dando assim a vitória absoluta para Char, que não conseguiu prever este cenário.

ENFIM O COMBATE FINAL

Enfim, aqui falarei somente sobre o que, na minha opinião, mudou o rumo do combate bem no fim, os Mobile Suits.

Conseguem perceber alguma coisa? Se não, eu lhes mostrarei. A diferencia entre os armamentos dos MS são diferentes, sobretudo destacando o erro de projeto do Sazabi, que tem um diffuse mega particle cannon como arma fixa. Para aqueles que assistiram Gundam ZZ, devem ter visto o que acontece quando um mega canhão de partículas é disparado por um MS: ele fica completamente sem energia e desliga, pois, tal canhão pode se comparado com os canhões de naves de combate, então, o que mais que poderia acontecer a uma unidade que possui quase a metade de força em relação ao Double Zeta Gundam?

Exatamente o que acontece no final do filme, onde Char se irrita ao ver que está perdendo força/energia de seu MS.

Essa situação se agrava quando vemos que não e só o mega canhão que consome a energia do reator do Sazabi. Os funnels e os sabres de energia também são alimentados pelo motor principal, coisa que não acontece com o Gundam de Amuro, que desde de seus primeiros modelos, vem com um sistema chamado de backpack, que nada mais é que uma bateria que fica nas costas do Gundam, e é de la que o beam saber retira a sua energia, não do motor principal do MS.

Quanto aos fin funnels do Gundam, estes também tinham a sua própria forma de conseguir energia, portanto o motor do Gundam tinha uso quase que exclusivo para as funções vitais da máquina, até por que o restante das armas, ou eram de munição física e não de raios, ou até mesmo a arma de raios poderia ser recarregada por meio de auxílio externo. Por fim, para deixar também uma dúvida no ar, voltamos a questão do erro de construção do Sazabi, ou o suposto erro. Em Gundam Twilight Axis nos deparamos com a personagem Arlette Almage, e lá nos e revelado que ela foi a responsável pelo design do MS do comandante supremo, e que, na mesma história e mostrado que ela carregava um certo ressentimento por parte de Char, que tem em seu currículo ludibriar pobres garotas. Esse por sua vez aparentemente não cumpriu o que lhe foi prometido na época, e talvez ela possa ter descontado justamente neste “erro” de projeto. No anime não fala sobre essa suspeita, mas nos resta apenas especular sobre esse assunto.

Será que essa belezinha aqui foi a responsável pela morte do comandante supremo?

Para aqueles que ainda não entenderam vou traduzir aqui pra ficar mais fácil. Enquanto o motor do Sazabi tinha muitas armas para manter carregada além do próprio MS para se manter operacional, o Gundam por sua vez, teria apenas as funções básicas para tomar conta, deixando assim o motor fazer seu serviço sem ser sobrecarregado por outras funções. Ah, lembram daquela pergunta sobre se o psycho frame fez alguma diferença no combate final? Acho que aqui fica muito claro que o Gundam tinha altas chances de ter vencido o combate sem nem mesmo ter os psycho frames instalados, visto que, o que decidiu o embate foi muito mais um erro por parte do projetista do Sazabi, do que a habilidade de ambos os pilotos, que ao meu ver, estavam equiparados.

Como resultado disso tudo o conflito termina com a vitória para a Londo Bell, com um custo muito alto para ambos os lados pois como todos sabem, duas lendas de U.C tiveram suas vidas encerradas neste conflito, que marca ate então o fim do sonho Spacenoid e dos planos de Char.

E ai pessoal o que acharam dessa análise? Se gostou deixem seus comentários pois esse e um texto que da bastante trabalho de fazer, ate a próxima!

Redes Sociais